"A Palavra é do Tempo, o Silêncio da Eternidade"

19 de junho de 2012

Encontro Regional do AMIVD Tortosendo

A tarde soleira de domingo, 17 de julho, convidou para uma tarde agradável de convívio. Assim aconteceu no Seminário do Verbo Divino em Tortosendo. Foi o encontro regional dos Amigos do Verbo Divino e teve como pano de fundo o projeto missionário do ano: Solidários com os povos da Etiópia e da Somália. Um bom número de amigos juntou-se num ambiente fraterno de convívio.

Foram entregues, nesta ocasião, “5.000 sorrissos” ao Secretário das missões da Província, fruto do trabalho até agora conseguido, para serem canalizados ao seu destino. E este agradeceu a esforço de todos, sublinhando o papel dos missionários como, apenas e exclusivamente, ponte de ligação.

A feira missionária, o momento de oração, a sardinhada e a animação musical, com destaque à atuação de um grupo de crianças com as suas danças e coreografias, compuseram o programa da tarde.     
Algumas fotos do evento:        
 Feira missionária
 Oração missionária
 Na Capela
 Sardinhada
Um grupo dos mais novos a animar a tarde

17 de junho de 2012

XVII Capítulo Geral da SVD



Inicia-se hoje, 17 de Junho, no Centro Ad Gentes, em Nemi, Itália, o 17º Capítulo Geral dos Missionários do Verbo Divino (SVD). O Capítulo tem como tema: "De todas as nações, povos e línguas. Partilhando a vida e a missão interculturais" (Ap 7,9). A internacionalidade é, sem dúvida, uma identidade e característica desta congregação missionária. Acompanhemos este grande evento com as nossas orações.   

15 de junho de 2012

Ordem de Mérito para o P. Jósé Maria Cardoso, svd

"O P. José Maria Cardoso foi uma das personalidades condecoradas pelo Presidente da República, nas celebrações do dia 10 de Junho (Dia de Portugal). Porém, tal como os outros condecorados que residem no estrangeiro, receberá a condecoração em data a determinar. O P. José Maria foi condecorado com a Ordem do Mérito pelos trabalhos desenvolvidos junto da comunidade portuguesa em Montreal, Canadá. Na notícia, que anunciava a condecoração, o P. José Maria é identificado como «padre no ‘bairro português’ em Montreal e criador da universidade dos tempos livres para a terceira idade»", informou o P. Provincial, José Antunes da Silva, svd.

Frt. Olivier em Tortosendo


Chegou ontem a Tortosendo, vindo de Lisboa, o Frt. Olivier Ongway, para aqui continuar o seu programa de OTP (um programa da experiência trans-cultural para os estudantes da SVD). O Olivier é da RD Congo. Durante um ano esteve em Lisboa a apreender a língua e cultura portuguesas. Este ano, o segundo deste programa, vai ser inserido na experiência pastoral mais directa na comunidade do Tortosendo e nas paróquias confiadas à mesma.     

7 de junho de 2012

P. Jaime Gomes chegou a Lisboa

Chegou ontem a Lisboa, vindo de Díli, o Pe. Jaime Gomes Ferreira, SVD. O Pe. Jaime é natural de Timor-Leste e foi, muitos anos, missionário na Argentina. Foram buscá-lo ao aeroporto os padres José Antunes e Manuel Abreu e as irmãs Maria Mendes e Marta Nunes. O maun Jaime vai estar em Lisboa a tirar um curso na área da Sociologia. Bem-vindo e Boa estadia!
Algumas fotos da sua chegada, no aeroporto e em casa:


6 de junho de 2012

Exposição Missionária em Fátima

Continua a decorrer, na cripta da Igreja de Santíssima Trindade em Fátima, a Expossíção Missionária dos Institutos Missionários Ad Gentes. Visitam-na, cada dia, centenas de pessoas. No último fim de semana passaram mais de dois mil visitantes. Ficam aqui algumas imagens:
    

 Os simpáticos guias dos Missionários Ad Gentes (a semana dos Missionários do Verbo Divino, das Irmãs Vitorianas e das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria) 


 Uma visitante, portuguesa, residente em Toronto, numa das paróquias da SVD 

Uma família simpática e interessada pela Missão 

Maria Missionária