"A Palavra é do Tempo, o Silêncio da Eternidade"

22 de setembro de 2013

Prior Velho: acolhimento dos novos párocos


Comunidade paroquial do Prior Velho solenemente confiada aos seus dois novos párocos

Foi com muita alegria que a comunidade paroquial do Prior Velho recebeu oficialmente os seus dois novos párocos, momento que foi assinalado solenemente no decorrer da celebração eucarística do dia 21 de Setembro, naquela paróquia.

Este dia de graça iniciou-se cheio da alegria das crianças, famílias, catequistas e restantes membros da comunidade que, num animado convívio, deram início a algumas das atividades pastorais do novo ano e culminou com a celebração da Eucaristia, presidida por D. Nuno Brás, bispo auxiliar de Lisboa que, trouxe a esta comunidade a carta do patriarca D. Manuel Clemente relativa  a apresentação dos dois novos párocos da Paróquia de S. Pedro do Prior Velho.

Este foi também um momento em que a comunidade paroquial pôde, uma vez mais, dar graças pela pessoa e pelo trabalho catalisador, dinâmico e próximo do Sr. Pe. Valentim Gonçalves.

Os paroquianos acompanharam, em comunhão fraterna, a profissão da fé e os votos de compromisso do senhor Pe. Manuel Meneses e do senhor Pe. Constantino Buapale que relembraram a importância da responsabilização de todos no processo de construção da comunidade.
* Marta Nunes

Prior Velho despediu-se do P. Valentim Gonçalves


Realizou-se no domingo, 15 de setembro, na paróquia de São Pedro do Prior Velho, a celebração do envio do Pe. Valentim Gonçalves. O até então pároco daquela paróquia foi enviado para a sua nova missão nas paróquias confiadas à comunidade de Guimarães. Estiveram presentes numerosos fiéis das comunidades do Prior Velho e de Terraços da Ponte. Os confrades verbitas da comunidade de Lisboa também concelebraram. Foi uma celebração dinâmica. O Pe. Valentim afirmou, na sua homilia, que quem não encontra o Deus verdadeiro, constrói o seu ídolo. “No serviço de Deus, quem quer ser maior torna-se pequeno. Sem a humildade de servir, a missão ficará seca”, afirmou o mesmo que, durante longos anos, acompanhou de perto aquela comunidade desde os seus começos. O Pe. António Leite, Superior Provincial, salientou, por sua vez, que a comunidade do Prior Velho e de Terraços da Ponte são uma escola onde muitos dos missionários que passaram por aqui aprenderam a formar-se. “Nesta comunidade diversificada, só a fé que une. Vamos lançar-nos para frente!”, disse o Provincial. Depois da celebração eucarística, seguiu-se o almoço partilhado. 
 (* com Damião Lelo)

Novos Rostos


 Daniel
Joaquim


Novo ano pastoral, novos rostos. Chegaram de Angola  no domingo, 15 de setembro, dois novos membros da comunidade de Lisboa: o  Daniel Mataque Mateus (Daniel) e o Joaquim Avelino Cafunda  Nanga (Joaquim).  Ambos são os nossos seminaristas. O Daniel e o Joaquim, juntamente com o Rafael, o  Fidel e o Damião,  começaram as suas aulas na Faculdade da Teologia em Lisboa no dia 17 de Setembro. Aos dois, dêmos-lhes as boas vindas e uma boa estadia entre nós. (*com P. Floriano Jaling)

9 de setembro de 2013

Fátima Ribeiro no Programa Fátima Lopes - (O Mundo é a Minha Casa) - Ent...



«O Mundo é a Minha Casa»