"A Palavra é do Tempo, o Silêncio da Eternidade"

29 de dezembro de 2013

Encontro de Natal da Província


                                 
Os missionários do Verbo Divino da Província portuguesa estiveram reunidos em Tortosendo, de 26 a 28 de dezembro, para mais um encontro de Natal. As missionárias Servas do Espírito Santo também marcaram presença, como vem sendo habitual. Viveu-se, nestes dias, um ambiente familiar de partilha e de convívio fraterno. Ficámos a conhecer melhor os confrades recentemente chegados de outros países para Portugal, assim como a preparação das Irmãs SSpS para os seus 125 anos de fundação no próximo ano. Foram marcadas, igualmente, as visitas aos museus de Arte Sacra e de Lanifícios, ambos na Covilhã, dentro da formação religiosa-cultural. Ficou-se, assim, com uma ideia das tradições religiosas e o que significou o mundo operário dos lanifícios em diversas dimensões de vida da região e o que resta no contexto atual. É de salientar também os momentos litúrgicos vividos, entre eles, a celebração da Eucaristia de ação de graças pelos 50 anos de sacerdócio do P. José Vaz, na Igreja de São Francisco, próxima do museu de Arte Sacra. Tivemos a oportunidade de escutar a partilha do mesmo, do que mais o marcou e significou ao longo destes anos da entrega à missão. Recorde-se que o P. Vaz completou este jubileu no passado dia 8 de dezembro.      

18 de dezembro de 2013

Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo: 125 anos de fundação


A 14 de dezembro de 2013 celebrou-se, na casa dos Missionários do Verbo Divino (SVD), em Lisboa, a missa de abertura das celebrações dos 125 anos da fundação das Missionárias Servas do Espírito Santo (SSpS) e dos 25 anos da sua presença em Portugal. A eucaristia foi presidida pelo reitor da casa, P. António Lopes, na capela da comunidade. A celebração contou com a presença de cerca de meia centena de participantes, entre eles os colaboradores ligados às Irmãs e aos missionários do Verbo Divino daquela comunidade.

Seguiu-se o jantar de confraternização durante o qual foi apresentada a Congregação e o desenvolvimento histórico da sua presença em Portugal, incluindo todas as atividades e os projetos concretizados pelas Irmãs e seus colaboradores em Portugal. A Irmã Maria José, no seu discurso de agradecimento afirmou que «nós precisamos das mãos dos colaboradores e também eles das nossas. A nossa missão vai mais longe pelas mãos que se dedicam horas e horas a realizar os nossos projetos missionários. A todos, damos a nossa gratidão».   
A Congregação foi fundada por S. Arnaldo Janssen no dia 8 de setembro de 1889 em Steyl, na Holanda, e teve como como cofundadoras as Madres Maria Helena Stollenwerk e Josefa Hendrina Stenmanns. 
  
Com Damião Lelo

P. José Vaz: 50 anos de sacerdócio sob a proteção de Maria


 
A capela da Imaculada Conceição, em Vilar Formoso, esteve repleta para mais uma celebração da sua padroeira. O sol brilhou e o frio que se fez sentir nestes últimos dias como que desapareceu, dando lugar a um dia soalheiro e agradável. O povo reuniu-se numa animada celebração eucarística presidida pelo P. José Vaz, SVD. O mesmo celebrou, naquele domingo, dia 8 de dezembro, o 50º aniversário da sua ordenação sacerdotal. O P. Vaz foi o primeiro verbita português a ser ordenado sacerdote a 8 de dezembro de 1963 em St. Augustin, na Alemanha.
Depois da eucaristia, seguiu-se a procissão pelas ruas da vila, acompanhada pela banda e pelos foguetes, sinalizando a festividade desta terra raiana.