"A Palavra é do Tempo, o Silêncio da Eternidade"

20 de outubro de 2014

Convívio missionário no Dia mundial das Missões



O Dia Mundial das Missões foi celebrado no Seminário do Verbo Divino em Tortosendo, com um convívio missionário, na tarde de domingo, 19 de outubro.

Gente amiga daquela zona pastoral e da Bajouca conviveram, num clima de fraternidade, contribuindo ainda com as suas compras na pequena “feira missionária” ali montada, para o projeto missionário em curso de ajuda à reconstrução de um pequeno hospital no Benim. Já no momento da oração missionária, os presentes uniram-se ao sofrimento dos cristãos perseguidos, sobretudo na zona do Médio Oriente, rezando e ouvindo alguns relatos vindos daquela zona.

De seguida, foi simbolicamente encerrado o projeto missionário acima mencionado com a entrega de um cheque ao Secretário das Missões, P. Joaquim Domingos Luís, e apresentado um novo projeto missionário. Desta vez, e em sintonia com o Ano da Vida Consagrada que se inicia no próximo dia 30 de novembro, o projeto apoiará as Irmãs Clarissas (de clausura) que iniciaram, há dois anos, uma nova fundação na diocese de Maliana, Timor-Leste.

A tarde culminou com o magusto, onde não faltou animação e boa disposição. Para isso, muito contribuiu o grupo de jovens “Luz sem Tempo”, da Bajouca. O grupo animou ainda o momento de oração e, na véspera, uma vigília missionária na capela do Rosário.

15 de outubro de 2014

«Atende, é para ti!»


“Atende, é para ti!” foi o mote que reuniu cerca de uma centena de jovens, vindos de todo o país e de diversas nacionalidades, no 7º  encontro nacional JerbumJovem em Guimarães, nomeadamente na paróquia de São Torcato, no fim de semana de 10 a 12 de outubro.
Foram dias de encontros e reencontros entre os participantes, as famílias de acolhimento e a comunidade local. Foram igualmente momentos de convívio, de partilha, de reflexão, de oração e de missão. Os participantes aprofundaram o tema nestes diversos momentos do encontro, conscientes de que Deus os chama constantemente a exercer a sua responsabilidade cristã do dia-a-dia. 
A breve visita guiada aos pontos mais importantes da cidade-berço da nação e a coincidente festa das colheitas naquela comunidade paroquial contribuíram para um enquadramento sociocultural do evento.      

2 de outubro de 2014

P. Vian Fuka, SVD



Yohanes Maria Vianey Fuka, missionário do Verbo Divino destinado para a Província SVD de Portugal, foi ordenado sacerdote, no passado dia 1 de outubro, em Nenuk, Timor Ocidental (Indonésia), juntamente com mais cinco colegas, naturais das duas dioceses daquela parte da ilha de Timor.
Entretanto, foram também ordenados sacerdotes, no mesmo dia, outros doze jovens confrades, naturais das dioceses de Flores e outras, no Seminário Maior do Verbo Divino em Ledalero, Indonésia.
Estes dezoito novos missionários foram alunos daquele Seminário.