"A Palavra é do Tempo, o Silêncio da Eternidade"

31 de dezembro de 2014

Encontro de Natal-SVD Portugal


 
Realizou-se o encontro de Natal dos missionários do Verbo Divino da Província portuguesa, nos dias 28 a 30 de dezembro de 2014, no Seminário do Verbo Divino, em Fátima. Além de se unir para celebrar em família o nascimento do Verbo Divino, foi também momento de formação religiosa e cultural. Neste sentido, realizaram-se duas visitas ligadas ao Santuário de Fátima, na manhã do dia 29. Primeira, uma visita guiada à exposição evocativa da aparição de agosto de 1917, intitulada “Neste Vale de Lagrimas”, patente no salão Convivium de Santo Agostinho, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade. Marco Daniel, do Museu do Santuário, guiou-nos nesta visita, onde faz parte, nesta exposição, uma imagem de Nossa Senhora, pertencente à Casa Verbo Divino de Fátima, emprestada para o evento. Segunda, foi a visita à “Casa das Candeias”, um núcleo museológico da Postulação dos pastorinhos. A Ir. Ângela Coelho, vice-postuladora da causa de canonização dos pastorinhos explicou aos visitantes àquele espaço interessantíssimo, inaugurado em abril deste ano, onde estão expostos, entre outros, vários materiais ligados aos pastorinhos chegados àquela postulação através do padre Luís Kondor, missionário verbita, que, durante vários anos dedicou a sua vida à mesma postulação.
 

Na tarde daquele mesmo dia, os participantes foram conhecer mais de perto a paróquia de Minde, com as suas comunidades de Vale Alto e Covão de Coelho, e a paróquia de Serra de Santo António, recentemente confiadas aos missionários do Verbo Divino. Em cada comunidade visitada esteve quem nos falou das realidades religiosa, social e cultural locais. A visita culminou com a celebração eucarística na igreja matriz de Minde, juntamente com a comunidade local.        

Tivemos ainda possibilidade de escutar a partilha dos recém-chegados, Kevin Pizarras, das Filipinas, e Jomy John, da Índia; dos padres Pradeep Kullu e Constantino Malu, sobre a sua experiência nas paróquias de Almodôvar e Prior Velho, respetivamente; dos padres Leonardo Pawlak e André Fecko, sobre a realidades das paróquias de São João de Loure, em Aveiro; e, ainda, dos padres Jorge Fernandes e José Antunes, sobre as suas diferentes missões em Roma. 

Participaram neste encontro, como vem sendo habitual, as Irmãs missionárias Servas do Espírito Santo.