"A Palavra é do Tempo, o Silêncio da Eternidade"

24 de novembro de 2015

Formação sobre a Interculturalidade



A interculturalidade foi o tema debatido num dia de formação dos missionários do Verbo Divino da Província portuguesa, que decorreu em Fátima, no dia 23 de novembro de 2015. O P. Marcelino Ahadji, confrade verbita da Província espanhola, orientou o dia apresentando, em primeiro momento, os conceitos à volta do tema, e, no segundo, fazendo, com os participantes, alguns testes de capacitação intercultural mediante à resolução de conflitos.
Diante da realidade do mundo atual cada vez mais plural e atendendo à internacionalidade da Congregação, o último Capítulo Geral sentiu o tema como pertinente a aprofundar para um melhor encontro e aproximação entre culturas, com todas as suas riquezas, fazendo ponte ad intra, na vida da comunidade, e ad extra, nos diversos e variados campos de pastoral.
O P. Marcelino foi um dos participantes de uma formação de três meses sobre o tema, organizado pelo Generalato, em Roma, alguns meses atrás.       

22 de novembro de 2015

Votos perpétuos do Rafael Gomes, SVD


A Província portuguesa dos missionários do Verbo Divino viveu, neste domingo, 22 de novembro, um momento marcante. Um dos seus seminaristas, Rafael da Costa Gomes, fez a sua consagração missionária, professando perpétuamente os seus votos nesta Congregação missionária. No dia em que a Igreja universal celebrou a festa de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, o Rafael consagrou totalmente a sua vida à Igreja e à missão numa celebração solene no santuário de São Torcato, em Guimarães, presidida pelo P. António Leite, Provincial, e concelebrada pelos seus confrades e, ainda, outros padres, vindas de várias comunidades do país.
Um grande número de fiéis daquela comunidade paroquial, que celebrou também a sua festa do Sagrado Coração de Jesus, juntamente com os familiares e conterrâneos do Rafael, bem como outros amigos e conhecidos, encheu aquele bem conhecido Santuário, acompanhando o mesmo nesta etapa tão importante da sua caminhada vocacional. Foi uma celebração marcante para todos.
Já nos espaços do Seminário do Verbo Divino, em Guimarães, o convívio prolongou-se com um almoço fraterno.       

20 de novembro de 2015

Rahmat kehidupan


Terima kasih Tuhan, pencipta dan penyelenggara segala sesuatu, untuk rahmat kehidupan yang Kau anugerahkan padaku hari ini sehingga aku boleh merayakan sekali lagi hidup dan kehidupan dari kasihMu. Semoga Engkau selalu dan senantiasa menjadi penuntun, kekuatan, cahaya dan pembimbing dalam langkah hidupku setiap hari. Jadikanlah aku pembawa rahmat kasihMu kepada siapa saja yang kujumpai di setiap liku perjalanan hidupku. Berkatilah bapa, mama, saudara-saudari, keluarga besar, sahabat-kenalan, para penderma dan penjasa dalam setiap usaha dan karya mereka. Terpujilah Engkau selama-lamanya. 

Dom da Vida

 Fotos: Feliciano S.

Os dias passam. Eis mais uma Primavera da Vida que o Senhor me concede, neste dia, a celebrar e a viver. É um dom maravilhoso, um dom maior que uma vez o Criador concede-nos a nós, humanos, imagem da Sua própria imagem. Resta-me agradecer ao Senhor da vida pela Sua graça, sua bênção, sua luz e sua força ao longo de todos estes anos. Agradeço, igualmente, aos pais, irmãos, familiares, amigos, confrades e conhecidos pelo seu apoio e oração. Peço ao Senhor que, pela Sua grande misericórdia e amor, nos conceda a todos graças abundantes, não segundo a nossa mas a Sua vontade.    

A vida é uma flor que brota. É, igualmente, um barco que navega. Resta-nos a fazer dela o melhor que podermos. 

19 de novembro de 2015

13/11/15

Dan darah kembali mengalir
dari hidup yang diambil paksa
dengan cara keji. 
Pada bumi yang satu
dan dari kemanusiaan yang sama
tidak semua berperi-kemanusiaan.
Dan itu sungguh tragis!

(mengenang serangan teroris di Paris, 13/11/15, yang menewaskan 129 orang dan 352 luka-luka)
  
****

Caem folhas mortas a seu tempo
É natural.
Caem vidas mortas
Ceifadas antes do seu tempo
É cruel.

2 de novembro de 2015

Hidup dan mati...

Hidup dan mati... Begitulah setiap tanggal 2 November Gereja Katolik mengenang arwah semua orang beriman. Adalah momen di mana orang-orang hidup mengenang orang-orang mati dan membawa mereka berefleksi tentang dua dimensi yang melekat erat pada hakekat setiap insan... hidup dan mati.  

Encontro dos antigos alunos no Tortosendo






O último sábado de outubro está marcado, já há vários anos, como o dia do encontro dos antigos alunos do Seminário do Tortosendo. E este ano a tradição repetiu-se. Cerca de 80 pessoas marcaram presença neste tradicional convívio fraterno. O programa do dia começou com a celebração da eucaristia seguida de almoço de confraternização que se prolongou noite fora. Reinou um ambiente familiar onde não faltaram músicas e boa disposição. O tempo ajudou bastante com uma tarde bem amena. À volta do magusto, as conversas animaram-se, pondo em dia as últimas novidades entre amigos. Foi certamente um dia bem passado.