"A Palavra é do Tempo, o Silêncio da Eternidade"

31 de março de 2016

Adoração da Cruz

@P. Abreu

O P. Manuel Abreu, missionário do Verbo Divino em Almodôvar, no Alentejo, partilhou esta sua experiência:

"Posso ver o Santinho?
Posso dar-lhe um beijinho?
Muito obrigado.
Sou muito católico"

Na Sexta-Feira Santa aconteceu-me um episódio que me deixou contente e, mais uma vez, vi como o Alentejo onde moro, tem raízes bem cristãs: antes de ir para Aldeia dos Fernandes, peguei, na Igreja Matriz de Almodôvar, um Crucifixo que o P. Agostinho Saldanha benzeu para uma Senhora que agora tem uns 90 anos, e quis dar, nestes dias, o Crucifixo à Igreja... 

Na rua, um homem de uns 60 anos, viu-me a colocar o crucifixo no carro, e veio perguntar-me: -"Posso ver o Santinho?" -"Sim", respondi, e tirei do carro para ele ver melhor. -"Posso dar um beijinho nele?" -"Claro", respondi. Beijou-o e disse-me: "Muito obrigado, eu sou muito católico."

Para mim, essa foi uma adoração da cruz original. Em Aldeia dos Fernandes não estava nenhum homem na Igreja, mas esse que beijou e agradeceu por ter beijado, me deixou contente e a pensar que os homens alentejanos não estão longe do Senhor...

15 de março de 2016

Os missionários do Verbo Divino de Portugal reelegeram o seu Provincial

A Província portuguesa dos missionários do Verbo Divino (SVD) realizou uma assembleia eleitoral para a eleição da nova equipa provincial para o triénio de 2016-2019. Depois dos passos antecedentes da eleição através da formação oficial dos candidatos feita pelo Generalato a partir dos nomes sugeridos pelos membros da Província em votos perpétuos com direito a voto, estes reuniram-se no dia 7 de março de 2016 na Casa do Verbo Divino, em Fátima, para a dita assembleia. A mesma foi precedida de uma passagem pela “Porta Santa da Misericórdia” da Basílica da Santíssima Trindade, após uma breve introdução feita pelo P. Devendra Bhuriya. Seguiram-se uma reflexão espiritual orientada pelo P. Ailton Lopes e um momento individual de adoração ao Santíssimo.    
O resultado da eleição desta nova equipa, confirmado a 15 de março, pelo Superior geral e seu conselho, sediados em Roma, foi o seguinte: P. António Augusto Lopes Leite (Provincial), P. Valentim Gonçalves (Vice-provincial), P. Jacinto Baginski (Admonitor), P. Feliciano Sila e P. Sebastian Joseph Koottiyanickal (conselheiros).
O P. António Leite foi assim reconduzido para o segundo mandato como Provincial desta província. Ele e a sua nova equipa entrarão em funções a partir do dia 1 de maio do corrente ano. 

Encontro de pais e familiares SVD






No passado fim de semana, 12 e 13 de março, realizou-se mais um encontro de pais e familiares dos missionários do Verbo Divino (Societas Verbi Divini - SVD) em Portugal, na Casa do Verbo Divino, em Fátima. Desta vez, teve um toque africano. Os confrades africanos, juntamente com um grupo de Terraços da Ponte, animaram os vários momentos do encontro. Este encontro já vai na sua 30ª edição.     
***
Pada akhir pekan lalu, tanggal 12 dan 13 Maret, berlangsung pertemuan orang tua dan keluarga para Misionaris Serikat Sabda Allah (SVD) Portugal, bertempat di Biara SVD Fatima. Pertemuan kali ini bernuansa Afrika. Para konfrater bersama sekelompok umat dari Terraços da Ponte berperan dalam animasi berbagai momen pertemuan ini. Ini adalah pertemuan tahunan yang diselenggarakan oleh Provinsi SVD Portugal dan ini adalah edisi ke-30. 

5 de março de 2016

Sajak-sajak Janela da Alma (2)


Lamat-lamat terdengar dari kejauhan dering lonceng gereja berpacu irama dengan bisikan halus rintik-rintik hujan yang terjun bebas dari singgasana langit mengguyur wajah bumi. Dengan sedikit tergesa orang-orang berlari kecil mengejar suara datangnya dering lonceng gereja. Ada harap di sana mereka puaskan dahaga jiwa.
Jalan kita bercabang-cabang. Indera kita tergoda-goda. Derap kita beragam corak. Ke mana kita berbelok arah? Dering suara apa yang kita dengar? "Guru, betapa damainya tempat ini!"
"Mari turun, lonceng memanggil pulang..." (POR 20.02.16)