"A Palavra é do Tempo, o Silêncio da Eternidade"

3 de maio de 2010

4ª Caminhada Vocacional


No fim-de-semana de 1 e 2 de Maio a Equipa da Pastoral Vocacional dos Missionários do Verbo Divino, em colaboração com as Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo e o grupo Diálogos - Leigos SVD para a Missão, organizaram a 4ª Caminhada Vocacional. Esta Caminhada foi do Seminário do Verbo Divino de Tortosendo ao Santuário de Nª Sra. das Dores, no Paúl. Participaram perto de meia centena de jovens, vindos de diversos cantos do País onde trabalham os Missionários do Verbo Divino. Com o tema "Vinde e Vede" os participantes reflectiram e partilharam a sua experiência a partir deste convite de Jesus aos seus discípulos.


@feliciano
No primeiro dia, pela manhã, depois do acolhimento no Seminário, o grupo pôs-se a caminho. A grande parte do caminho foi feita pela Serra. A natureza primaveril ofereceu a sua beleza com flores do campo, ar puro da serra e magnífica vista à Cova da Beira e à Serra da Estrela. Com as mochilas às costas, não faltou a alegria e o espírito juvenil. Notou-se também um grande companheirismo, espírito entre ajuda e conversas animadas ao longo do caminho.

@feliciano

Houve momentos de paragem onde se fez reflexões sobre o tema da caminhada. Na primeira paragem reflectiu-se sobre o 'vinde' e na segunda foi sobre o 'vede'. À chegada ao Santuário, o gupo saudou a Nossa Senhora, num momento de oração, agradecendo a experiência vivida e partilhada ao longo do caminho.

@feliciano

Depois de recuperar as forças físicas, os participantes passaram a parte da tarde nso pequenos grupos fazendo a 'lectio divina' sobre o chamamento dos primerios discípulos de Jesus no Evangelho de S. João. A projecção do filme 'Fishers of men' (Pescadores de homens) e a reflexão sobre o mesmo, já no Seminário, ultimaram o dia.

@sebast

No Domingo, os jovens participaram na Eucaristia dominical na Igreja Matriz de Tortosendo. O P. José Luís Pimento, Secretário das Missões da provincia portuguesa dos Missionários do Verbo Divino presidiu a Eucaristia. No momento de acção de graças os jovens e a comunidade enfeitaram uma cruz com flores, fazendo alusão à centralidade da cruz na vida dos cristãos, o 'primeiro alfabeto cristão', segundo o Papa João Paulo II. O mês de Maria e o dia da mãe foram igualmete destacados nesta animada celebração eucarística.

@sebast


Estes jovens vieram e viram. Aceitaram o convite de alguém a participar neste evento, a aristar nesta aventura. Ao voltarem aos seus lugares levaram, certamente, algo novo da sua experiência da caminhada, da aprtilha, do convívio, da amizade...


***

Notícia na Agência Ecclesia:
http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=79304