"A Palavra é do Tempo, o Silêncio da Eternidade"

30 de janeiro de 2011

Semana do Consagrado 2011




ORAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO

Pai de imenso amor e omnipotente,

fonte da minha esperança e da minha alegria.

1. «Tudo o que é meu é teu» (Lc 15,31).

«Pedi e ser-vos-á dado» (Mt 7,7).

Pai, acredito firmemente:

o teu amor ultrapassa-nos até ao infinito.

Como pode o amor dos teus filhos competir com o teu?

Oh! A imensidade do teu amor paterno!

Tudo o que é teu é meu.

Aconselhaste-me a rezar com sinceridade.

Então confio-me a Ti, Pai pleno de bondade.



2. «Tudo é graça».

«O vosso Pai celeste sabe do que necessitais» (Mt 6,8).

Pai, creio firmemente:

ordenaste todas as coisas para nosso maior bem,

desde sempre.

Não cessas de guiar a minha vida.

Acompanhas cada um dos meus passos.

Que poderei temer?

Prostrado, adoro a tua santa vontade.

Entrego-me totalmente nas tuas mãos,

é através de Ti que tudo acontece.

Eu que sou teu filho, creio que tudo é graça.

3. «De tudo sou capaz naquele que me dá força» (Fl 4,12).

«Para que seja prestado louvor à glória da sua graça» (Ef 1,6).

Pai, creio firmemente:

nada ultrapassa o poder da tua Providência.

O teu amor é infinito,

e eu quero aceitar tudo com coração alegre.

O louvor e o reconhecimento são eternos.

Unidos à Virgem Maria,

associando as suas vozes às de todas as nações,

S. José e os anjos cantam a glória de Deus

por todos os séculos dos séculos. Ámen.

4. «Fazei tudo para glória de Deus» (1 Cor 10,31).

«Faça-se a tua vontade» (Mt 6,10).

Pai, creio firmemente e sem hesitar

que tu operas e ages em mim.

Sou objecto do teu amor e da tua ternura.

Tudo o que pode dar-Te ainda mais louvor,

Tu realiza-lo em mim!

Não peço mais do que a tua glória,

isto basta para me satisfazer e fazer feliz.

Esta é a minha aspiração maior,

o desejo mais premente da minha alma.

5. «Tudo pela missão, tudo pela Igreja!».

Pai, creio firmemente:

confiaste-me uma missão,

marcada pelo teu amor.

Prepara-me o caminho.

Eu não cesso de purificar-me

e de afirmar a minha resolução.

Sim, estou decidido:

tornar-me-ei uma oferta silenciosa,

serei um instrumento nas mãos do Pai.

Consumarei o meu sacrifício, segundo a segundo,

por amor da Igreja:

«Eis-me, estou pronto!».

6. «Tenho ardentemente desejado comer esta Páscoa convosco»

(Lc 22,15). «Tudo está consumado» (Jo 19,30).

Amado Pai!

Unido ao santo Sacrifício que continuo a oferecer,

ajoelho-me neste instante

e por Ti pronuncio a palavra que brota do meu coração:

«Sacrifício».

Um sacrifício que aceita a humilhação como glória,

um sacrifício alegre, um sacrifício integral…

Canta a minha esperança e todo o meu amor.

Cardeal François-Xavier Van Thuan,

in Orações de Esperança (Gráfica de Coimbra)