"A Palavra é do Tempo, o Silêncio da Eternidade"

14 de dezembro de 2011

Lançamento do Livro: "Portugal - a Missão da Conquista no Sudeste de África"

Acontecimento importante
Com 45 anos de atraso apareceu a tradução do livro de Paul Schebesta, Portugal: a Missão da Conquista no Sudeste de África. Foram palavras proferidas pelo Prof. José Mattoso na apresentação do livro, no dia 13 de Dezembro de 2011, na Sociedade de Geografia de Lisboa. Logo de seguida fez questão de acrescentar que nunca é tarde demais para edificar a paz entre os homens.
A tradução deste livro foi considerada pelo apresentador como “acontecimento importante” pelos elementos que fornece. Afirmou ainda, perante as cerca de seis dezenas de pessoas que absorviam atentamente cada palavra, que os agentes de diálogo de culturas poderão encontrar neste livro um estímulo para o diálogo na construção da paz.
A tradução do texto permitirá também um acesso mais fácil à investigação, pois trata-se, até à data, de uma obra bastante desconhecida entre nós.
António Leite

Nota:
- O Jornal Público na sua edição de ontem, 13 de Dezembro, trouxe um artigo intitulado "Missionário, antropólogo e anticolonialista" do jornalista Antonio Marujo sobre o assunto (p. 9)
- Hoje, 14 de Dezembro,  às 23h00, na TSF, passará a entrevista que o jornalista Vilas Boas fez ao Prof. José Mattoso, imediatamente depois da apresentação do livro.