"A Palavra é do Tempo, o Silêncio da Eternidade"

30 de janeiro de 2015

Encontro de Paróquias SVD


Entre os dias 26 e 27 de janeiro de 2015 ocorreu mais um encontro de paróquias SVD, na casa do Verbo Divino, em Fátima. Estiveram presentes os párocos, capelães (comunidade filipina, hospitalar e militar), superiores locais e coordenadores provinciais das dimensões características (animação missionária; apostolado bíblico; justiça e paz; e comunicação). Estiveram presentes ainda, à semelhança do ano anterior, alguns representantes dos missionários da Consolata, leigos das paróquias de Minde e da Serra de Santo António e, pela primeira vez, Espiritanos e Verbitas da Província de Espanha.
D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda, orientou os trabalhos do primeiro dia sob o tema “Evangelização e família”. O mesmo falou sobre o sacramento do matrimónio, da família e dos desafios da evangelização hoje. Partilhou ainda a experiência pastoral levada a cabo na sua diocese sobretudo dos caminhos da renovação pastoral, entre outros, através das “unidades pastorais”.
O segundo dia foi trabalho interno de cada Instituto presente, refletindo no caminho percorrido até ao momento neste campo pastoral. Procurou-se alinhar, entre os Verbitas, algumas linhas de ação transversais a toda a Província, para o seu Plano de ação ad extra, a partir das quatro prioridades pastorais escolhidas (primeira e nova evangelização; família e juventude; promoção da cultura da vida; e justiça social e erradicação da pobreza), como foi pedido pelo último Capítulo Geral.
Os participantes avaliaram positivamente o evento, sublinhando a comunhão entre Institutos missionários e destes com os leigos, e a partilha de diversas experiências pastorais com as suas alegrias, esperanças e desafios.