"A Palavra é do Tempo, o Silêncio da Eternidade"

20 de dezembro de 2011

Natal na Indonésia

Num país de diversas culturas, línguas, etnias e religiões, a Igreja na Indonésia assume-se como um «pequeno rebanho» que caminha para o futuro com esperança e com horizontes abertos aos desafios do mundo. No maior país muçulmano do mundo, a Indonésia, Natal é Natal mesmo! Quer dizer, a mesma palavra, o mesmo nome, para dizer a mesma coisa em português: Natal. Na impossibilidade de retratar o Natal em pormenor no “mundo” indonésio, procurámos partilhar apenas o que é do nosso conhecimento e experiência.  

Natal: uma celebração familiar

O natal na Indonésia é celebrado numa tradição cultural de familiaridade e fraternidade. Nesta comemoração do nascimento de Jesus, dentro da sua realidade, os cristãos abrem o coração para uma busca de algo maior. Transformando-se numa atitude de fé, os cristãos revestem-se de entusiasmo e dispõem-se a encontrar o Menino Jesus na celebração eucarística. Tudo anda à volta da família e da igreja. Por isso, dão mais importância às celebrações eucarísticas e ao encontro familiar do que troca de prendas. Fazem-se preparações nas paróquias muito antes com vários ensaios de canto, apresentações culturais e preparação do espaço da celebração a cargo de cada comunidade de base. Os cristãos que vivem longe da paróquia reúnem-se, ficando nas famílias mais próximas durante alguns dias, normalmente de 24 a 26 de Dezembro, terminando com a celebração do chamado “segundo natal”, celebrado neste último. A participação dos cristãos torna-se uma comemoração viva e significativa porque envolve toda a gente. O Natal depois é celebrado também em cada família e nos pequenos grupos que continua até ao ano novo.

                                         (Fidel Fallo e Damião Lelo)


Natal: relação com as outras religiões
A convivência entre pessoas de diferentes religiões é uma experiência diária. Podemos dizer que faz parte do “ADN” cultural e religioso dum indonésio. Por isso, as grandes festas e celebrações religiosas envolvem quase toda a gente. Os gestos simples mas importantes como por exemplo desejar boas festas “Selamat Natal”, quer dizer, “Feliz Natal”, entre amigos e famílias de diferentes religiões é algo natural. Educa-se portanto para uma tolerância mútua. Há também mútua colaboração sobretudo com os muçulmanos nas celebrações religiosas incluindo o Natal, para garantir a segurança, encaminhar pessoas para os seus lugares, entre outros. Esta prática já é uma colaboração de longa data mas que vem ainda mais reforçada com violentos acontecimentos dos últimos tempos, em parte fruto da euforia da democracia depois da queda do regime de Suharto em 1998. Houve ameaças de bombas às igrejas, algumas chegaram a acontecer, sobretudo na capital de Jacarta, levadas ao cabo pelos grupos extremistas, mesmo na noite de Natal. Assim, para muitos cristãos, particularmente os que vivem como minoria, o Natal vive-se em insegurança, receio, ameaças, lembrando até do próprio nascimento do Menino Jesus, com tudo que O envolvia. 
Acontecimentos tristes à parte - graças a Deus, está mais calmo nestes últimos anos, - há também outro aspecto interessante neste ponto. Cada ano faz-se uma celebração de Natal a nível nacional, organizada em conjunto entre a Conferência Episcopal da Indonésia (KWI) e a União das Igrejas da Indonésia (PGI). Nesta ocasião, marcam presença o Presidente da República e seus ministros, altas figuras públicas, elementos da sociedade, organizações sociais e religiosas. É de destacar que na Indonésia existe o Ministério dos Assuntos Religiosos, mais precisamente o Departamento de Religião, que traduz o primeiro dos cinco fundamentos da nação (Pancasila): Ketuhanan yang Maha Esa - A fé num Deus único e supremo.                          

Algumas festas mais importantes de cada religião que existem na Indonésia são consideradas como festas nacionais. Isto torna-se evidente nas férias formais de carácter nacional daquele país multicultural. Tal como o “Ramadão” para os muçulmanos, tanto como outras festas importantes para outras religiões reconhecidas pelo Estado, a festa do Natal, particularmente a celebração do dia 25 de Dezembro, é considerada como feriado nacional. Este é um dos sinais visíveis de uma tolerância que se tem vivido na Indonésia. Este reconhecimento oficial por parte do Estado à religião católica, já é uma garantia para os seus fiéis a praticarem, celebrarem e viverem a sua fé em paz.

(Feliciano Sila e Floriano Jaling)

In Contacto SVD Ano XXXI - Número 188, Novembro-Dezembro 2011