"A Palavra é do Tempo, o Silêncio da Eternidade"

2 de março de 2012

Encontro Ibérico de Neo-Missionários

 
*os participantes com a comunidade de Lisboa 
***
Catorze jovens missionários verbitas a trabalhar em Portugal e Espanha estiveram reunidos em Lisboa, de 27 a 29 de Fevereiro passado. Estes, na sua totalidade, são oriundos dos países não-europeus como Índia, Filipinas, Indonésia, México, Congo, Togo e Gana. Acompanharam-nos os dois Provinciais, os padres José Antunes e Adolfo Del Valle, e os dois assistentes, os padres Manuel Abreu e Martín Martínez. O objectivo principal deste encontro foi a partilha da experiência missionária na Europa e projectar a missão futura com “fé, ciência e paciência”.
Os padres Jorge Fernandes e António Lopes ajudaram para a reflexão apresentando os temas da «Europa: um desafio para as nossas comunidades» e «Panorâmica do movimento evangelizador na Europa», respectivamente.                  
Os participantes, num clima de camaradagem, partilharam a sua experiência pessoal em diversos campos de trabalho missionário em Portugal e na Espanha sem esquecer o grande enfoque do Consenso de Roscommon de 1990 sobre a consciência das províncias europeias de que a Europa também é terra de missão. E, ainda, os desafios da internacionalidade e da interculturalidade da nossa Congregação.