"A Palavra é do Tempo, o Silêncio da Eternidade"

7 de outubro de 2013

6º Encontro Nacional VerbumJovem - «Sei em quem acreditei»


Sob o tema “Sei em quem acreditei”, decorreu de 4 a 6 de outubro, na paróquia de Santa Catarina, Caldas da Rainha, a sexta edição do encontro nacional Verbum Jovem. Os cerca de nove dezenas de jovens, vindos de vários pontos do país e com um tom multicultural, foram aprofundando este tema, nas várias atividades e dinâmicas do encontro, acompanhados pelos Missionários do Verbo Divino, pelas Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo e pelo grupo Diálogos e, ainda, com grande apoio do pastor daquela paróquia, o P. Luís Pedro.
Saliente-se ainda o envolvimento da comunidade, entre outros, em acolher os jovens nas suas casas; o aprofundamento do tema feito pelo P. Filipe Santos, pároco das Caldas da Rainha que despertou nos jovens a vivência da sua fé como uma fé “põe-te andar” ou uma fé “deixa estar”; várias missões realizadas, particularmente da visita aos doentes e aos idosos; momentos de reflexão, de partilha, de oração e de convívio alegres e fraternos.
Os participantes voltaram para as suas casas e as suas comunidades enviados a fazerem “discípulos”. A comunidade de Santa Catarina, as famílias de acolhimento, os jovens e o grupo da organização local ficaram, mas fica também a certeza de que há algo a mudar na vida e nos corações dos que partem e dos que ficam.