"A Palavra é do Tempo, o Silêncio da Eternidade"

13 de outubro de 2013

Tortosendo, Cortes e Unhais: Tomada de posse e envio missionário


Aconteceu no fim-de-semana de 12 e 13 de outubro a celebração do envio dos padres Agostinho Saldanha, para Guimarães, e Constantino Malu, para Lisboa, por parte das comunidades paroquiais de Tortosendo, Cortes do Meio e Unhais da Serra e, ao mesmo tempo, o acolhimento dos novos párocos das mesmas, a saber os padres Manuel Pedrosa Soares e José Luís Pimenta.
Foi com um sentimento de gratidão e num clima de profunda amizade que estas comunidades enviaram os, até então, seus responsáveis paroquiais. Foi, igualmente, com grande esperança que as mesmas acolheram os novos.

O bispo da Guarda, D. Manuel Felício, presidiu à celebração da tomada de posse em Tortosendo, no sábado, e marcou ainda presença no jantar de confraternização realizado após a Eucaristia, organizado pelas Comissões Económicas daquelas três comunidades. Em ambas as ocasiões, o prelado diocesano manifestou o seu reconhecimento pelo serviço pastoral prestado pelos Missionários do Verbo Divino a estas comunidades e sublinhou que faz parte da nossa natureza humana e cristã, e mais ainda missionária, a dimensão da mobilidade, porque, disse ele, não temos aqui a nossa morada permanente.

Os missionários enviados manifestaram o seu mais sentido agradecimento por todo o apoio e colaboração ao longo destes anos. E os que agora tomam posse, por sua vez, prometeram estar ao serviço do povo de Deus a eles confiado.