"A Palavra é do Tempo, o Silêncio da Eternidade"

13 de fevereiro de 2014

Encontro de Paróquias SVD


A comunidade de Tortosendo recebeu, nos dias 10 e 11 de fevereiro de 2014, o encontro de paróquias SVD. Marcaram presença, além dos responsáveis diretos do ministério paroquial, os responsáveis das dimensões características da Congregação (animação missionária, apostolado bíblico, comunicação, justiça e paz e integridade da criação), os superiores locais das comunidades, o prefeito dos escolásticos e os membros da comunidade anfitriã. Estiveram presentes ainda um grupo de leigos missionários das paróquias de Tortosendo, Cortes do Meio e Unhais da Serra e um bom número dos missionários da Consolata, igualmente ligados ao ministério paroquial. Foi a primeira experiência da presença destes últimos dois grupos, o que marcou forte e positivamente este encontro, concernente ao desafio da corresponsabilidade dos leigos na missão e à abertura e à colaboração mútua entre as congregações missionárias.
 
Mons. Raul Berzosa Martínez, bispo de Ciudad Rodrigo, orientou o primeiro dia da reflexão, debruçando-se sobre o tema da paróquia e a missão no contexto da Nova Evangelização. Foi marcante e desafiador a partilha do seu saber e da sua experiência diocesana de pároco e bispo.
 
O segundo dia foi dedicado às questões internas das duas congregações, com um momento de partilha em comum dos desafios na pastoral paroquial. Os missionários do Verbo Divino debateram, entre outros, o seu Projeto Pastoral Paroquial, as prioridades pastorais para o triénio em andamento, as suas dimensões características e a pastoral juvenil e vocacional.