"A Palavra é do Tempo, o Silêncio da Eternidade"

18 de dezembro de 2013

Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo: 125 anos de fundação


A 14 de dezembro de 2013 celebrou-se, na casa dos Missionários do Verbo Divino (SVD), em Lisboa, a missa de abertura das celebrações dos 125 anos da fundação das Missionárias Servas do Espírito Santo (SSpS) e dos 25 anos da sua presença em Portugal. A eucaristia foi presidida pelo reitor da casa, P. António Lopes, na capela da comunidade. A celebração contou com a presença de cerca de meia centena de participantes, entre eles os colaboradores ligados às Irmãs e aos missionários do Verbo Divino daquela comunidade.

Seguiu-se o jantar de confraternização durante o qual foi apresentada a Congregação e o desenvolvimento histórico da sua presença em Portugal, incluindo todas as atividades e os projetos concretizados pelas Irmãs e seus colaboradores em Portugal. A Irmã Maria José, no seu discurso de agradecimento afirmou que «nós precisamos das mãos dos colaboradores e também eles das nossas. A nossa missão vai mais longe pelas mãos que se dedicam horas e horas a realizar os nossos projetos missionários. A todos, damos a nossa gratidão».   
A Congregação foi fundada por S. Arnaldo Janssen no dia 8 de setembro de 1889 em Steyl, na Holanda, e teve como como cofundadoras as Madres Maria Helena Stollenwerk e Josefa Hendrina Stenmanns. 
  
Com Damião Lelo