"A Palavra é do Tempo, o Silêncio da Eternidade"

15 de outubro de 2013

Nisa-Fátima: Conquistar o caminho



“Conquistar o caminho de Nisa para Fátima também é uma responsabilidade para a nossa fé.” Se alguém concordar ou não com esta frase, eu não sei, mas a nossa experiência de peregrinação a pé até aquele local de oração já a provou. 
Do dia 10 a 13 de outubro de 2013, nós, seis peregrinos Nisenses tentámos conquistar aquele caminho: Nisa-Fátima. “Andámos 117 quilómetros a pé foi uma coisa brutal” disse o Pe. Sebastião. Saímos às cinco de madrugada. No primeiro dia, a nossa rota foi assim: Nisa, Arez, Quinta de Margalha, Casa Branca, Alvega, Concavada. No dia seguinte partimos de Concavada e depois passámos por Pego, Rossio ao Sul do Tejo, Abrantes, Abrançalha, Rio de Moinhos, Montalvo, Constância, Polígono de Tancos, Tancos e Vila Nova de Barquinha. Finalmente, passando por Entroncamento, Meia Via, Torres Novas, Chancelaria, Pafarrão, Bairro e chegámos ao Santuário de Fátima por volta das seis horas de tarde. Só tivemos pés para andarmos, algumas mochilas com garrafas de água e alguns bolos. E, pelo, meio algumas piadas para desfrutar o nosso caminho. Mas também levámos intenções para a Nossa Senhora. É claro que apanhámos muitas bolhas e cansaço, mas tudo correu muito bem. Foi mesmo fixe!
No domingo, dia 13, participámos na eucaristia na Praça do Santuário, presidida por Cardeal Tarcisio Bertone. Estava reunida uma grande multidão de peregrinos de vários países do mundo. Nós todos viemos só para a Nossa Senhora de Fátima. Depois da eucaristia, regressámos a Nisa. Estamos todos de parabéns!             (Elly Nuga)