"A Palavra é do Tempo, o Silêncio da Eternidade"

8 de novembro de 2017

Taman Doa Bukit Fatima em Larantuka - Indonésia

Foi inaugurado no dia 31 de outubro de 2017, na cidade indonésia de Larantuka, na ilha das Flores, um jardim de oração dedicado a Nossa Senhora de Fátima, com o nome "Taman Doa Bukit Fatima", no bairro de San Dominggo, na capital do distrito de Flores de Leste. Na capela erguida naquele lugar de oração está uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, oferecida pelo município de Ourém. Note-se que em 2014 foi assinado em Jacarta, capital do país, um memorando da geminação (sister city) dos dois municípios "marianos".  Aquela cidade também é conhecida como Renya Rosari, ou seja, Rainha do Rosário, e preserva ainda a tradição da Semana Santa, um legado dos missionários portugueses. 

O ato foi marcado com uma celebração da eucaristia comemorativa do centenário das aparições, em Fátima, presidida pelo arcebispo de Ende, D. Vinsensius Sensi Potokota, Pr. Concelebraram ainda três bispos:   bispo de Larantuka, D. Frans Kopong Kung, Pr; Bispo de Bandung e Secretário geral da Conferência Episcopal da Indonésia, D. Anton Subianto Bunyamin, OSC e bispo de Bogor, D. Paskalis Bruno Syukur, OFM. Numerosos sacerdotes e fiéis tomaram parte desta grande festa religiosa. 

Por parte da sociedade civil, além das autarquias locais de diversas instâncias, estiveram presentes também o governador da província de Nusa Tenggara Timur, Frans Lebu Raya, e o Ministro Coordenador dos Assuntos Marítimos, Luhut Binsar Panjaitan.