"A Palavra é do Tempo, o Silêncio da Eternidade"

9 de março de 2009

VISITAS PASTORAIS
KUNJUNGAN PASTORAL

Foram as visitas pastorais que realizámos na paróquia de Oesilo, distrito de Oecussi, Timor Leste, onde estive como diácono. A paróquia engloba dois sub-distritos, Oesilo e Passabe. Por isso tem um vasto teritório com várias capelas e estações missionárias. Esta paróquia só tem um pároco (verbita) ajudado por um sm seminarista que está a fazer o seu estágio pastoral. Assim, a eucaristia dominical é celebrada só na Igreja matriz. As tantas outras capelas que ficam longe só tiverem eucaristia quando há estas visitas. E aos domingos faz-se a celebração da Palavra pelos catequistas. A visita pastoral faz-se, normalmente, às capelas mais distantes da paróquia central em colaboraçao com as irmãs de S. Francisco de Assis (DSFA) que têm a sua comunidade nesta paróquia. Nestas visitas fazem-se catequeses e cursos de preparação para o baptismo, a primeira comunhão e o casamento e realizam-se outros sacramentos e actos religiosos como, por exemplo, as confissões, visita aos doentes, encontro com jovens e adultos, etc.

Normalmente junta-se o povo de três ou quatro capelas durante uma semana para estes cursos e catequeses e, no fim, faz-se as respectivas celebrações nas próprias capelas. Então, normalmente saimos da paróquia para as capelas, para uma semana, e depois muda-se para outras capelas segundo o plano já estabelecido.

Poto


Haemnanu

Fronteira de Passabe


Com os jovens acólitos da estação missionária de Passabe e os guardas da fronteira. Fomos dar uma volta até ao posto da fronteira de Haumeniana, a fronteira de Passabe com Timor Ocidental, parte da Indonésia, na tarde de Natal de 2008