"A Palavra é do Tempo, o Silêncio da Eternidade"

5 de março de 2009

Encontro dos Sub-10

Fotos: Feliciano, Praia Grande

Nos dias 2 e 3 de Março teve lugar na casa de retiros dos Jesuítas em Rodízio-Sintra, um encontro dos confrades SVD com menos de dez anos de votos perpétuos. Estiveram presentes os padres Devendra, Sebastian, Carlos M., Jovito, Floriano e Feliciano. O Paulo J. não esteve presente. O primeiro dia esteve ao cargo do Pe. Luís Miguel Ferreira, jesuíta. Da parte da manhã até ao almoço falou-nos sobre a revisão de vida inaciana. Depois do almoço fomos dar uma voltaaté à praia. Depois encontrámo-nos de novo para mais um encontro. Desta vez centrou-se mais na partilha de experiências de vida e de trabalho missionário com as suas dificuldades e esperanças. Ao fim da tarde tivemos a eucaristia e antes do jantar ainda tivemos tempo para dar uma volta até ao lugar onde "a terra se acaba e o mar começa...": Cabo da Roca.


O segundo dia ficou por conta do provincial, Pe. José Antunes. Apresentou-nos um texto, ainda em construção, de programa de formação para os sub-10. Em seguido, formámos dois grupos a reflectir e discutir o texto que constou de textos dos documentas da Congregação e da Igreja sobre a formação permanente. Falámos mais das sugestões para este programa e avaliámos também o nosso encontro. Depois de uma hora encontrámo-nos de novo para partilhar aquilo que falámos nos grupos. No fim deste ainda ficámos para escolher o nosso responsável. O Pe. Jovito saiu vencedor! Terminámos o nosso encontro com a eucaristia ao meio dia e depois do almoço voltámos para casa.

















Casa de retiros, Rodízio: vista para o mar

O nosso encontro foi bonito e positivo. A casa proporcionou uma boa estadia, o local é bonito, calmo com uma vista ao Oceano Atlántico. Outra experiência interessante é que estranhámos a cama porque não tinha lençois. Depois de alguma procura e perguntas chegámos a saber que os lençois eram descartáveis. Foram deixados em cima da cama pareciam uns guarda-napos, por isso ninguem dava conta deles que eram lençois.


Novas experiências, novos descobrimentos, novas tecnologias...


Cabo da Roca