"A Palavra é do Tempo, o Silêncio da Eternidade"

23 de junho de 2009

Livro "Mar das Especiarias"



Sinopse: "Mar das Especiarias é um livro fascinante que combina o melhor da narrativa de viagens com uma aventura em busca de uma herança com séculos de existência. Quase quinhentos anos depois de os primeiros portugueses terem chegado às ilhas Molucas, Joaquim Magalhães de Castro embarca numa viagem de contornos e sabores exóticos com o objectivo de seguir o rasto dos nossos antepassados no arquipélago indonésio. O resultado da investigação é um reencontro surpreendente de culturas distantes, mas indubitavelmente partilhadas. Mar das Especiarias é assim uma obra que assume verdadeira importância na divulgação do nosso património colectivo e que se lê com imensa curiosidade e prazer".

(Fonte: Editorial Presença: http://www.presenca.pt/catalogue.ud121?oid=391004&from_zone=Newsletter%3A+Novidades+Presen%E7a+-+2%AA+quinzena+de+Abril)

Acabei de ler o livro "Mar das Especiarias". Gostei sobretudo do esforço de tornar público a parte da história daquelas paragens que me pareceu desconhecida, por algum tempo, em Portugal e pelos portugueses.

Encontrei no livro alguns erros ortográficos e gramaticais de algumas palavras e frases em bahasa indonésio (Carece pois umas correcções para a futura reedição!, digo eu). Por exemplo: tarlanbate= terlambat (p. 184); peningampan= penginapan (p. 186); maluku daerah lagu= lagu daerah maluku (p. 129); «portugis sejarah banyak ada»= «ada banyak sejarah portugis» (p. 225), etc.

E já agora que falo dos erros, o escritor escreve na p. 36 "... sede da Sociedade da Palavra de Deus ou Verbum Dei (SVD)...". Ora, o nome conhecido desta congregação missionária da SVD (Societas Verbi Divini) em português é Congregação do Verbo Divino ou também é conhecida por Missionários do Verbo Divino e não Verbum Dei, muito menos Sociedade da Palavra de Deus. Pois é!

Querem saber mais? Leiam estas obras:

António Pinto da França, A Influência Portuguesa na Indonésia, Lisboa, Ed. Prefácio, 2003.

António Homem Cardoso, Lourenço de Almeida, As Ilhas das Especiarias - Semana Santa na Indonésia, Cascais, Sopa de Letras, 2008.

Etiquetas: , , , ,