"A Palavra é do Tempo, o Silêncio da Eternidade"

23 de outubro de 2012

Tarde Missionária em Tortosendo

O céu outonal abriu-se para um domingo de convívio. Assim aconteceu no Seminário de Tortosendo. Como vem sendo habitual, o domingo mundial das missões deste ano foi celebrado com uma tarde de muito significado. Houve uns “mimos” à venda a favor do projeto missionário em curso, solidários com os povos da Etiópia e da Somália, momento de união com o Senhor da missão na oração e a comunhão mais fraternal com os irmãos no magusto.        
 
Esta tarde missionária tornou-se mais especial porque, além dos nossos habituais colaboradores da zona pastoral de Tortosendo e da Bajouca, estiveram presentes também D. John Barwa, Arcebispo de Cuttack-Bhubaneswar, em Orissada, na Índia, e o Pe. Medeiros, missionário comboniano. Este missionário deu o seu testemunho sobre os dois países, destino do projeto missionário, onde estes missionários são as nossas pontes no terreno. O próprio garante que a nossa ajuda chega ao destino onde ela é mais precisa. Foi entregue, simbolicamente os “dez mil grãos de amor”, fruto do esforço de todos. É uma quantia que, nos tempos que passam, impressiona pela generosidade do povo que, muitas vezes, ele é também simples e necessitado. Números que, nos dias que correm, só se consegue com coração tão amável e mãos tão abertas a dar, em prol dos irmãos mais necessitados. Aqui está o “sinal mais” da grandeza de sermos cristão.Com isto termina o projeto missionário de 2012 e começa o novo projeto que será para um Centro de acolhimento de crianças, portadoras de deficiência mental, em Karnataka, na Índia.        
 
D. John, por sua vez, testemunhou o dia-a-dia dos cristãos perseguidos na Índia, particularmente na sua diocese. Sublinhou, no entanto, a firmeza de fé do seu povo e a alegria em viver e viver a fé em Jesus Cristo no sofrimento, porque, como disse: “nada e ninguém nos separarão do Amor de Deus”. D. John está em Portugal a convite da Fundação Ajuga à Igreja que Sofre para falar, em diversos encontros e conferências, sobre “a situação da Igreja que sofre e dos cristãos perseguidos na Índia”.
  
O dia culminou com um animado magusto à volta da mesa do convívio onde se esforçaram ainda mais os laços da amizade e da fraternidade.