"A Palavra é do Tempo, o Silêncio da Eternidade"

24 de fevereiro de 2016

Encontro de formação




Atendendo a importância da formação contínua e os desafios constantes da missão sentidos tanto por parte da Congregação como dos próprios confrades, a Província portuguesa SVD organizou um encontro de formação para os seus membros mais jovens, a maior parte deles oriundos de fora de Portugal e que agora se encontram a desempenhar a sua missão em diversos lugares do país. O encontro decorreu no Seminário do Verbo Divino, em Lisboa, de 22 a 23 de fevereiro de 2016. Participaram 13 confrades jovens, acompanhados pelos padres António Leite, Provincial, e Agostinho Saldanha, assistente dos sub-10 (menos de dez anos em votos perpétuos). O encontro contou ainda com a presença de 4 missionários Espiritanos e 6 da Consolata.
O primeiro dia foi orientado pelo professor Juan Ambrósio, desenvolvendo o tema “Missionários ao serviço do evangelho em Portugal”. Este docente de Teologia na Universidade Católica Portuguesa aprofundou as questões religiosas e socioculturais procurando situar as mesmas no seu contexto, isto é, de onde viemos, onde estamos e para onde caminhamos. Os documentos do Concílio Vaticano II, a encíclica Evangelii gaudium e a Bula Misericordiae vultus, estes dois últimos do Papa Francisco, foram abordados no sentido de ensaiar respostas para as questões e os desafios do tempo presente, sobretudo no que diz respeito ao nosso trabalho missionário.           
Os trabalhos do segundo dia foram ao cargo do P. Paulo Franco, pároco da paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes do Parque das Nações em Lisboa. O P. Paulo tratou sobretudo as questões de ordem pastoral, partilhando a sua própria experiência na pastoral paroquial e, sobretudo, no acompanhamento da formação das próprias comunidades paroquias por onde passou.   
Os confrades verbitas continuaram os trabalhos da parte da tarde do mesmo dia sob a orientação dos padres José Augusto e Agostinho Saldanha. O P. José Augusto abordou o tema da administração dos bens ao serviço da Congregação e da Igreja, estando atentos às nossas obrigações como cidadãos na sociedade onde nos inserimos. O P. Saldanha, por sua vez, falou sobre os processos mais administrativos do batismo e do casamento.      
Estes dois dias de formação mais sistemática foram avaliados como muito oportunos para uma melhor compreensão da realidade onde estamos e para uma boa inserção na mesma. Espera-se, com isso, que sejamos cada vez melhores missionários em Portugal.
Foi também um encontro marcado pela multiculturalidade e pela mútua colaboração entre os institutos missionários presentes, onde participaram missionários oriundos de Portugal, Índia, Indonésia, Quénia, Tanzânia, Itália, Colômbia, Nigéria e Gana.