"A Palavra é do Tempo, o Silêncio da Eternidade"

4 de maio de 2009

Caminhada Vocacional: A Minha Meta é Cristo

A equipa da Pastoral Vocacional dos Missionários do Verbo Divino e das Irmãs Servas do Espírito Santo juntamento com o grupo de Diálogos-Leigos SVD para a missão, organizaram a terceira caminhada vocacional de Guimarães a Sameiro no fim-de-semana, 1 e 2 de Maio de 2009. O evento tomou como lema "A minha meta é Cristo" e S. Paulo como modelo. Foram presentes mais de cinquenta jovens vindos de vários pontos do país e de várias nacionalidades.

O encontro iniciou-se com a chegada dos participantes à hora do almoço da sexta-feira, dia 1 de Maio, ao Seminário do Verbo Divino de Guimarães. Depois do momento do almoço partilhado, seguiu-se à dinámica da apresentação e da visita à cidade de Guimarães, berço de Portugal, animado pelo grupo de Diálogos. Os participantes foram distribuidos em cinco grupos, apresentando os cinco continentes com as respectivas cores das fitas: Branco (Europa), Amarelo (Ásia), Verde (África), Vermelho (América) e Azul (Oceania). Depois da apresentação, as carrinhas e os carros transportaram os jovens, atravesando o intenso trânsito, num dia de sol, de feriado e de feira da cidade, rumo ao jardim do centro da cidade. Ali se distribuiu um envelope a cada grupo repleto de perguntas a responder através do descobrimento da cidade com os seus pontos de interresse como, por exemplo, museus, praças, bibliotecas, prédios; lugares e monumentos históricos: Igrejas, capelas, muralhas, castelos etc. Os grupos ainda tiveram o trabalho de pintar uma tela com a sua experiência no jardim do castelo de Guimarães ao pé da capela onde foi baptizado o Rei D. Afonso Henriques e da estátua do mesmo. Ao fim da tarde, os grupos reuniram-se novamente e foram até a Penha. Ali deram uma volta de comboio turístico e visitar a Igreja. Não faltou a animação e a boa disposição dos jovens com os cantos animados. Depois, o grupo voltou ao Seminário para o jantar. A noite ainda foi preenchida com a oração e partilha a partir das telas pintadas na tarde do passeio.


O segundo dia prometeu ser longo. Às oito da manhã o pessoal já 'contemplou' o seu pequeno-almoço. E às nove iniciou-se a caminhada rumo a Sameiro, o segundo maior Santuário mariano de Portugal, com a oração e a bênção dos peregrinos. Ainda se juntou um grupo de jovens de Guimarães para esta caminhada. As pessoas começaram a integrar-se, sentiram bem o acolhimento, o calor humano, a boa disposição, a amizade e a fraternidade contruidos no grupo. Todos andaram pelo menos bem. Houve três momentos de reflexão sobre S. Paulo e a vocação. A subida prolongada na recta final custou a alguns mas, graças a Deus, todos chegaram à meta da caminhada.
Depois de todos estes quilómetros percoridos veio então o momento de recarregar as forças com o almoço. Depois, fez-se a oração mariana no espaço do santuário. As pessoas ficaram espantados com a multiplicidade de rostos que, de certo, não foram todos nacionais. O dia prolongou-se com uma visita até ao Bom Jesus. O dia estava maravilhoso e o espaço à volta deste santuário também é maravilhoso. A visita continuou para a cidade de Braga.
O jantar foi animado e com um espírito cada vez mais unido. A oração final foi de partilha e de pintar mais uma tela, deixando a escolha de cada um a exprimir a sua mensagem e a sua experiência. Ainda houve tempo para visualiar um pequeno vídeo clip sobre S. Paulo e as fotografias da caminhada.
O grupo do Tortosendo voltou da manhã cedo por terem, no dia 3, a missa do cinquentenário do externato da Nossa Senhora dos Remédios na Igreja Matriz transmitida pela TVI. Os restantes jovens terninaram o encontro com a celebração da eucaristia do Domingo do Bom Pastor. Depois do pequeno-almoço foi o Adeus já com muitas saudades. Resta a cada um descobrir e responder com generocidade a sua vocação.

Etiquetas: