"A Palavra é do Tempo, o Silêncio da Eternidade"

10 de maio de 2014

Cortes do Meio: A tradição da visita pascal ainda vive


O Jornal do Fundão publicou uma notícia, na sua edição de 1 de maio de 2014, assinado por José Marmelo, dando conta da tradição da visita pascal na paróquia de Cortes do Meio, ao cuidado dos Missionários do Verbo Divino.
 
«A freguesia de Cortes do Meio ainda continua a manter as boas festas pascais.
Este ano no domingo e segunda-feira de Páscoa, 20 e 21 de abril, os padres Soares e Feliciano levaram a boa nova de Cristo ressuscitado às habitações da comunidade cortense, que quiseram abrir as suas portas, nomeadamente no Tornadouro, Orondinho, Cortes de Baixo, Bouça, Cortes do Meio.
A acompanhá-los estiveram o “Tó Sacristão”, o Zé Afonso, que transportaram o Cristo ressuscitado e ainda quatro jovens com as tochas, a caldeirinha e com a campainha.
Os sinos replicaram nesta freguesia muito pouco ouvidos nas freguesias vizinhas. Foi bonito o convívio entre os familiares e amigos que iam beijando, de casa em casa o Cristo ressuscitado.
Também já não se ouve, fora das casas a canção do “aleluia, aleluia”, com os olhos fitos nas janelas de onde vinham as pequenas moedas, os rebuçados, os amendoins, muito do agrado da pequenada.
A tradição ainda se mantém na freguesia de Cortes do Meio».