"A Palavra é do Tempo, o Silêncio da Eternidade"

30 de novembro de 2014

Ano da Vida Consagrada



Rezemos pela Vida Consagrada.
Neste I Domingo do Advento,
em que começamos o Ano da Vida Consagrada,
a convite do Papa Francisco,
agradeçamos o dom dos consagrados e consagradas
para a Igreja e para o mundo,
na partilha da sua espiritualidade e missão. 
E peçamos a Deus da Messe
que chame novos membros,
entre os jovens da nossa comunidade cristã,
para que aceitem seguir Jesus Cristo
com o seu “sim” a Deus e ao próximo.  
Oremos irmãos. 

29 de novembro de 2014

SVD Tortosendo: XII Noite de Fados


O Fado anda de mãos dadas com o projeto missionário dos Missionários do Verbo Divino de Tortosendo. Juntamente com o grupo Amigos do Verbo Divino (AMIVD) daquela região foi organizada mais uma noite deste espetáculo, no dia 22 de novembro de 2014. E já vai na sua XII edição. O beneficiado deste evento é um centro de assistência na diocese de Maliana, em Timor-Leste, sob a responsabilidade das Irmãs Clarissas de clausura que, há poucos anos, abriram uma nova casa naquela diocese. 
Os fadistas desta região responderam amavelmente, mais uma vez, ao convite e deram o seu melhor numa noite memorável onde não faltou assistência, pois a sala tornou-se pequena para tanta gente.

18 de novembro de 2014

XVI FÓRUM ECUMÉNICO JOVEM EM COIMBRA


 Fotos: João Fernandes (OMP)
Está na hora… de ser Cristão
 
’Para tudo há um momento e um tempo’(Ecl 3,1-8) foi o tema que reuniu cerca de 300 jovens no Seminário Dehoniano em Coimbra, a 15 de Novembro. Nem a chuva impediu que jovens de todo o país rumassem à cidade da cultura para a XVI edição do FEJ, organização conjunta dos Departamentos Juvenis das Igrejas Católica, Lusitana, Metodista e Presbiteriana, com o apoio do SDPJ Coimbra e dos Dehonianos.
Os anfitriões, o Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil de Coimbra (SDPJ), prepararam de forma criativa e acolhedora os diversos espaços onde o FEJ se desenrolou: a escolha dos grupos, o auditório para as plenárias, os locais dos workshops. O grupo da Pastoral Universitária cantou e encantou no auditório e na Capela, mobilizando três centenas vozes para a festa e a oração.
O P. João Paulo Vaz, pároco, cantor e ex-Assistente do SDPJ Coimbra, fez a abordagem bíblica do tema do FEJ, lembrando aos jovens que precisam de um referência que una as experiências que se vivem hoje muito à pressa, pois ‘passamos pela vida como cão por vinha vindimada, vivemos com os outros em jeito de sms, não saboreamos a vida, não conseguimos falar em profundidade’. Deus usa o tempo amando. É preciso viver mais e melhor como cristão.
Dali, os jovens partiram para a reflexão em pequenos grupos, a que se seguiu o almoço partilhado, momento sempre muito fraterno, que permite conhecer mais pessoas, com tempo para conversar e estar.
A tarde começou com os dez workshops que permitiram refletir sobre a forma como vivemos o tempo: ‘tempo para ser filho – a redescoberta da dimensão batismal; tempo para cuidar – a experiência ecuménica em contexto hospitalar; tempo para crescer – a experiência universitária; tempo para orar – a experiência do ‘passo a rezar’; tempo para estar ligado – as novas tecnologias; tempo para dar e receber – o banco do tempo; tempo para a relação – amadurecer as relações, descobrir o outro; tempo para a escuta – tempo para a vida interior; tempo para a Missão – testemunho dos Jovens sem Fronteiras; tempo para ser – o que fazes do teu tempo?
A celebração Final foi tempo de festa e de envio em Missão. Junto ao altar, estavam Bispos, Padres, Pastoras e Pastores a mostrar a diversidade que as Igrejas são. Os jovens regressaram a casa com um pacote de cinco feijões e uma história narrada na celebração: O avô contou ao neto que punha cinco feijões no bolso direito e, ao longo do dia, sempre que acontecia algo de positivo, passava um feijão para o bolso esquerdo. No fim do dia, o bolso esquerdo estava sempre cheio, pois a vida é bela!
Está na Hora? Escolhe o teu desafio e deixa que Deus te surpreenda!
 
Tony Neves
Equipa Ecuménica Jovem

Reunião da pastoral das Comunicações



 
Nos dias 14 e 15 de novembro de 2014, teve lugar em Madrid, a primeira reunião conjunta dos responsáveis da área pastoral das comunicações e das publicações dos missionários do Verbo Divino de Portugal e Espanha. Participaram na mesma os padres Adolfo del Valle, António Leite, Macario Villarón, Francisco Donazár, Modeste Munimi, Feliciano Sila e o Ir. Oscar Gonzáles. O objetivo da reunião foi avaliar o trabalho até agora realizado, partilhar experiências e promover a colaboração entre as duas províncias neste campo.
Juan Caño, jornalista e antigo vice-presidente de uma das editoriais mais importantes do país vizinho, deu uma conferência sobre a situação das publicações em geral. O mesmo fez algumas recomendações para melhorar certos aspetos das nossas atuais publicações.
A reunião foi apreciada positivamente. Foi acordado, como maneiras de colaboração, a partilhar materiais, artigos de interesse geral e notícias entre as duas províncias.

9 de novembro de 2014

Semana dos Seminários (09-16/11/2014)



Rezemos pelos nossos Seminários e Seminaristas. 


«Senhor, nosso Deus, nós Vos bendizemos, 
porque nos chamastes a ser cristãos 
e discípulos de Jesus Cristo, o único Mestre.
Nós Vos damos graças pelos pastores,

que nos conduzem às fontes da Palavra, 
ao banquete da Eucaristia
e aos caminhos da Reconciliação. 
Nós Vos pedimos pela Igreja, 
para que, testemunhando a alegria do Evangelho, 
gere no seu seio santas vocações sacerdotais. 
Por intercessão de Maria, 
nós Vos pedimos pelos nossos Seminários,
escola de cristãos, discípulos e pastores: 
servidores da alegria do Evangelho. 
Ámen.

6 de novembro de 2014

Patriarca Gregório III em Portugal



O patriarca da Igreja Católica Greco-melquita de Antioquia, Alexandria, Jerusalém e de todo o Oriente, com sede em Damasco, D. Gregorios III Laham, esteve em Lisboa, de 30 de outubro a 2 de novembro de 2014, a convite da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) para testemunhar a situação dos refugiados da Síria e do Iraque, no Médio Oriente.
O mesmo deu várias conferências e teve vários encontros na sua visita a Portugal, nomeadamente em Fátima e em Lisboa. A 31 de outubro, pelas 20h20, a comunidade dos Missionários do Verbo Divino em Lisboa, casa que o acolheu durante a sua estadia no país, teve o privilégio de o escutar, partilhando com os presentes a situação daqueles países do Médio Oriente que, segundo disse, está, neste momento, numa história enigmática.
No domingo, 2 de novembro de 2014, o patriarca concelebrou com D. Manuel Clemente, patriarca de Lisboa, na Sé Catedral, que foi transmitida em direto pela TVI. A 3 de novembro de 2014, o Patriarca partiu para Madrid. (com DL
)

Encontro AAVD



O Seminário do Verbo Divino, em Tortosendo, recebeu mais um encontro anual dos seus Antigos Alunos. O evento ocorreu no último sábado de outubro, dia 25, reunindo perto de uma centena de pessoas - antigos alunos e familiares -, vindos um pouco por todo o país e de várias gerações, incluindo alguns da primeira, uma vez que o momento foi também de uma singela homenagem e de ação de graças pelos 50 anos de sacerdócio dos padres José Vaz e José Jerónimo.

Iniciando com a eucaristia, seguida de almoço e tarde de convívio, que se prolongou pela noite dentro, o dia foi marcado por encontros e reencontros entre colegas, num clima familiar e fraterno, onde não faltou animação musical e um pé de dança, completado pela boa disposição e alegria de todos.