"A Palavra é do Tempo, o Silêncio da Eternidade"

31 de maio de 2011

Um Testemunho da Caminhada


 
5ª Caminhada Vocacional – Nisa 20 a 22 de Maio de 2011
“Dá-me de beber”
Tânia Franco - Almodôvar

“Dá-me de beber”, foi esta a temática que conduziu cerca de 59 jovens a participarem na 5ª Caminhada Vocacional organizada pelos Missionários do Verbo Divino, pelas irmãs Servas do Espírito Santo e pelo Grupo “Diálogos” – Leigos SVD para a missão. Ao longo desta caminhada, cada um de nós, compartilhou a sua vida com outros, fizeram-se novas amizades, reencontraram-se antigas amizades, partilharam-se e criaram-se novas experiências, para quem nunca ficou em casas de famílias de acolhimento, por exemplo, e também medos, receios, alegrias e vitórias.
A chegada a Nisa foi marcante. Cada um de nós levava na ideia a questão: “Como é que nos irão acolher?”; a dúvida de como iria ser esta experiência de ficar em casas de famílias de acolhimento. Quando finalmente chegámos, depois de algumas horas de viagem, ficámos impressionados com a quantidade de pessoas que nos esperavam à porta do Calvário, todas com um sorriso na cara prontas para nos receber. Cada um de nós foi distribuído a uma família de acolhimento, que nos alojou de uma forma espectacular. A confiança foi o primeiro sentimento que brotou. Abriram-nos as portas das suas casas, emprestaram-nos as chaves das mesmas, puseram-nos à vontade, como se estivéssemos nas nossas próprias casas, entre família. Realmente foi assim que nos sentimos, em casa e em família, sem vergonhas, temores ou medos, capaz de abrirmos uma porta ou uma gaveta sem pedir autorização. Não só foi impressionante este aspecto do alojamento, como também a disponibilidade que as pessoas tiveram para realizarem todas as refeições que tivemos, a forma organizada como prepararam tudo e sem que nada faltasse. Agora pergunta-se: “Como é que isto é possível?” A resposta é muito simples, isto tudo foi possível porque somos cristãos, testemunhas da solidariedade, do abrigo, da confiança, do amor…E estas pessoas são grandes exemplos disso.
O ponto alto deste fim-de-semana foi sem dúvida a caminhada, não fosse esse o motivo por lá se encontrarmos estes três dias. Como todas as caminhadas da nossa vida, esta também se tornou bastante gratificante, mesmo tendo sido mais complicada para uns do que para outros, devido a dificuldades motoras ou inclusive ao calor. Durante o longo caminho que se percorreu nunca ninguém foi deixado para trás, nem nunca ninguém caminhou sozinho. Foi muito interessante ver que mesmo que alguém estivesse só, aparecia sempre outra pessoa para lhe fazer companhia, e começavam a caminhar lado a lado.
A meio fez-se uma paragem, dividiram-nos, com o intuito de reflectirmos em grupo algumas questões sobre a temática “Dá-me de beber”, do encontro, onde se falou sobre alguns aspectos como as dificuldades que se encontraram ao longo da caminhada, o que é que sentimos, se pensámos em desistir e o que mais admirámos ao longo desta. Mas foi sobre as nossas sedes e as sedes que o mundo de hoje tem que nos debruçámos mais, reflectindo sobre o que é que hoje as pessoas mais precisam, mais desejam de uma forma geral.
A presença de uma ambulância e de dois carros de apoio, ao longo de todo o percurso percorrido, foi essencial, deu-nos mais amparo e firmeza. Agradecemos bastante a estas pessoas que nos acompanharam até ao fim, sempre preocupadas com o nosso bem-estar.
Foi, sem dúvida, uma dura viagem, e decerto que muitos de nós pensou em desistir, mas a alegria que nos acompanhou valeu o esforço, e no fim todos chegaram a tão desejada meta pelos seus próprios pés. Não faltou conversa, “risota”, troca de conhecimentos e experiências, música e, principalmente, Jesus, durante todo o caminho. Podemos mesmo dizer que alcançámos os objectivos pretendidos, com muito suor, cansaço, empenho e força, pois juntos encontrávamo-nos unidos pela fé em Jesus Cristo.
            O convívio que se teve este fim-de-semana foi espectacular, o facto de se encontrarem lá pessoas de vários pontos do país, algumas sem se conhecerem, não se tornou de forma alguma um obstáculo. O papel do grupo Diálogos aqui também foi muito importante, pois através deles foi possível uma maior aproximação entre todos, graças ao trabalho de grupo e ao serão organizado e animado pelos mesmos. Falou-se sobre tudo, sem vergonhas, ninguém teve medo de ser apontado; divertimo-nos com canções, com brincadeiras, com encenações… Este fim-de-semana transformámo-nos numa grande irmandade, unida pelo amor e fé a Deus e a Jesus Cristo.
            Deixámos as nossas casas, os nossos deveres, alguns os próprios filhos, e partimos em busca de um encontro com Jesus. Agora perguntam-nos: “Valeu a pena?”. A resposta mais uma vez é muito simples, valeu muito a pena. Aqueles que não tinham sede n’Ele, encontraram-na e descobriram que Ele é a água viva, aquela que enche a vida e os nossos corações.

No regresso ao nosso lar, todos foram com a promessa feita de um dia voltar a Nisa, e reencontrar todas aquelas pessoas maravilhosas, que nos acolheram e nos abrigaram, e com quem criámos fortes laços de amizade.

Caminhámos n’Ele, com Ele e para Ele.


25 de maio de 2011

Fala-me de Deus (Miguel Estradé)


Disse à amendoeira: Fala-me de Deus!
E a amendoeira floriu.

Disse ao pobre: Fala-me de Deus!
E o pobre ofereceu-me a sua casa.

Disse à casa: Fala-me de Deus!
E abriu-se a porta.

Disse à natureza: Fala-me de Deus!
E a natureza cobriu-se de formosura.

Disse ao amigo: Fala-me de Deus!
E o amigo ensinou-me a amar.

Disse ao rouxinol: Fala-me de Deus!
E o reouxinol pôs-se a cantar.

Disse a um guerreiro: Fala-me de Deus!
E o guerrreiro depôs as armas.

Disse à fonte: Fala-me de Deus!
E a água brotou.

Disse à minha mãe: Fala-me de Deus!
E a minha mãe deu-me um beijo na fronte.

Disse à mão: Fala-me de Deus!
E a mão coverteu-se em serviço.

Disse ao inimigo: Fala-me de Deus!
E o inimigo estendeu-me a mão.

Disse a Jesus: Fala-me de Deus!
E Jesus ensinou-me o "Pai Nosso"

Disse temeroso ao sol poente: Fala-me de Deus!
E o sol ocultou-se sem nada dizer.

Mas, no dia seguinte, ao amanhecer,
quando abri a janela
ele voltou a sorrir-me.   

***
(Miguel Estradé)
  

24 de maio de 2011

«Dá-me de beber«

A 5ª Caminhada Vocacional organizada pela equipa da Pastoral Juvenil dos Missionários do Verbo Divino (SVD), das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo (SSpS) e do grupo Diálogos-Leigos SVD para a Missão, realizou-se no fim-de-semana de 20 a 22 de Maio em Nisa, Portalegre.
 
 O tema desta Caminhada foi «Dá-me de beber», referente ao diálogo de Jesus com a Samaritana. Os participantes reflectiram sobre "as realidades do caminho" e das "sedes" que cada um e a nossa sociedade sente.

A Caminhada teve início em Arneiro rumo ao Santuário da Nossa Senhora da Graça. Os 15 kms da distância fizeram-se em espírito de comunhão e entreajuda e claro que não faltou a alegria contagiante do espírito juvenil. 

*****

Notícia na Agência Ecclesia: http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=85852