"A Palavra é do Tempo, o Silêncio da Eternidade"

27 de maio de 2014

Festa das flores de Maria e de Santa Cruz


A comunidade filipina em Lisboa realizou, pela segunda vez, a festa das Flores de Maria e de Santa Cruz. Esta tradição tem a sua origem em Espanha. Os fiéis filipinos receberam-na durante o período da expansão espanhola nas Filipinas e continuam a vivê-la até ao presente.
Este evento, que contou com centenas de fiéis, decorreu na Igreja do Corpo Santo, em Lisboa, no Domingo, 25 de maio de 2014, com a Eucaristia, presidida pelo capelão da Comunidade Filipina em Portugal, Pe. Jovito Osalvo, SVD, seguida de procissão de Nossa Senhora de Fátima pelas ruas da cidade: Largo do Corpo Santo, Rua do Arsenal, Rua da Prata, Rua do Comércio, Praça do Município, Rua Arsenal, Largo do Corpo Santo.
A comunidade filipina testemunhou, assim, as suas tradições de fé longe da sua pátria.
* com Damião Lelo 

Estudantes Verbitas no Dia Nacional da FT UCP



Os nossos estudantes de Teologia, em Lisboa, participaram no Dia Nacional da Faculdade de Teologia, celebrado no dia 23 de maio, em Braga.       

A celebração reuniu os estudantes, os professores e os funcionários, vindos dos três polos da dita faculdade, a saber, Lisboa, Porto e Braga. Participaram cerca de 300 pessoas.

Houve várias actividades em que se desenvolveram a união, a comunhão e a fraternidade. Após o acolhimento, pelas 10h30, na Faculdade de Teologia em Braga, realizaram-se a sessão solene e o almoço. Pelas 14h00, os participantes visitaram a cidade de Braga – Igreja da Santa Cruz, Capela Árvore da vida, Sé Primaz, Museu Pio XII -, e participaram na missa na Sé de Braga, presidida por D. Jorge Ortiga. Após a celebração eucarística, aqueles fizeram caminhada pelo centro de Braga. Seguiram-se sarau cultural e jantar.

A celebração terminou, pelas 22h00, com fogo-de-artifício. 

* com Damião Lelo

10 de maio de 2014

P. Robert Kisala em Visita Geral a Portugal

O padre Robert Kisala, Conselheiro Geral dos Missionários do Verbo Divino, encontra-se em Portugal a realizar uma visita oficial, a chamada Visita Geral. Chegou no dia 8 de maio, vindo de Espanha, e permanece no país até ao fim do mês. Durante estes dias da sua estadia, o mesmo vai visitar todos os confrades e comunidades, conhecer os locais e as realidades da missão verbita em Portugal, e contactar também com os nossos parceiros da missão.
O Visitador Geral representa o Superior Geral e o seu Conselho, e estas visitas ocorrem de seis em seis anos, a fim de obter uma compreensão mais aproximada e mais atual da realidade da missão onde os Missionários do Verbo Divino se encontram em diversos cantos do mundo.

Cortes do Meio: A tradição da visita pascal ainda vive


O Jornal do Fundão publicou uma notícia, na sua edição de 1 de maio de 2014, assinado por José Marmelo, dando conta da tradição da visita pascal na paróquia de Cortes do Meio, ao cuidado dos Missionários do Verbo Divino.
 
«A freguesia de Cortes do Meio ainda continua a manter as boas festas pascais.
Este ano no domingo e segunda-feira de Páscoa, 20 e 21 de abril, os padres Soares e Feliciano levaram a boa nova de Cristo ressuscitado às habitações da comunidade cortense, que quiseram abrir as suas portas, nomeadamente no Tornadouro, Orondinho, Cortes de Baixo, Bouça, Cortes do Meio.
A acompanhá-los estiveram o “Tó Sacristão”, o Zé Afonso, que transportaram o Cristo ressuscitado e ainda quatro jovens com as tochas, a caldeirinha e com a campainha.
Os sinos replicaram nesta freguesia muito pouco ouvidos nas freguesias vizinhas. Foi bonito o convívio entre os familiares e amigos que iam beijando, de casa em casa o Cristo ressuscitado.
Também já não se ouve, fora das casas a canção do “aleluia, aleluia”, com os olhos fitos nas janelas de onde vinham as pequenas moedas, os rebuçados, os amendoins, muito do agrado da pequenada.
A tradição ainda se mantém na freguesia de Cortes do Meio».