"A Palavra é do Tempo, o Silêncio da Eternidade"

15 de junho de 2007

O SÁBADO NO JUDAÍSMO

www.fierj.org.br


O Sábado em hebraico diz-se sabbat, que quer dizer “descanso”. Este constitui um dos elementos fundamentais da tradição judaica. O Sábado é o sétimo dia que é o dia de descanso. Este dia recorda dois grandes momentos da história do povo judaico, são eles: o descanso de Jahvé depois de terminar a sua obra da salvação (Êx 20, 8-11; cf. Gén 2, 2) e a libertação do povo de Israel da escravidão do Egipto (Dt 5, 12-15). De acordo com a tradição judaica, a ordem de um dia de descanso foi ordenado por Deus e institui um dos mandamentos do Decálogo.

Por isso, o Sábado, para alguns, constitui o mandamento mais característico do judaísmo em que se refere unicamente a Deus e ao povo de Israel, atendendo o que se diz no livro do Êxodo: “Portanto, os filhos de Israel guardarão o sábado, através de todas as suas gerações, como uma aliança perpétua. Entre mim e os filhos de Israel é um sinal externo de que o Senhor fez os céus e a Terra em seis dias, e que no sétimo dia terminou a obra e descansou” (Êx 31, 16-17). Jahvé falou aos filhos de Israel por meio de Moisés para que estes guardassem o sábado, porque este é o sinal perpétuo estabelecido entre Deus e o seu Povo, de geração em geração. E, por isso, o sábado para este povo é uma coisa santa (cf. Êx 31, 12-14).

O Sábado é o ponto culminante do ciclo semanal. A caminhada diária atinge o seu auge no sétimo dia. Este dia como que coroa a semana judaica. Na tradição judaica o dia começa com o pôr-do-sol e termina, igualmente, com o pôr-do-sol do dia seguinte. Assim, o sábado inicia-se na véspera, ou seja, ao pôr-do-sol da sexta-feira e termina ao anoitecer do sábado.
A observância do Sábado foi estabelecida pelo próprio Deus, por isso o Sábado também é o dia santo para os judeus. Durante este período de tempo nota-se o ambiente festivo e litúrgico nas casas e nas sinagogas além do descanso exigido neste dia. Há gestos e actos litúrgicos próprios para celebrar este dia no círculo familiar e sinagogal.

O mais notável da noção do Sábado, dia de descanso e dia santo, como dá a entender, verifica-se na abstenção de todo o tipo de actividade e de trabalho. Existem determinadas leis a observar neste dia. A ausência da acção laboral, no fundo, tem como objectivo a santificação deste dia santo, ou seja, a evitar a sua profanação, descansando como Deus descansou ao sétimo dia. Há seis dias para trabalhar e o sétimo é oferecido exclusivamente ao Senhor. O Sábado é, por assim dizer, o dia de descanso total das actividades não litúrgicas. Os Fariseus, isto é, o grupo judaico responsável pela observância da Lei, levavam a sério a prática do Sábado, até ao último pormenor.

Jesus também guarda o Sábado mas relativiza-o (Mc 1, 21; Lc 4, 16). Assim, Jesus desafia a dureza da visão sabática dos escribas e fariseus (Mt 12, 12; Mc 3, 2-5; Lc 13, 10-16; 14, 1-6; Jo 5, 8ss; 9, 14). Ele próprio proclama-se Senhor do sábado, apresentando uma visão renovada e transformada do mesmo e colocando-o ao serviço da pessoa humana em vez da mera observância da lei (cf. Mc 2, 27ss). O cristianismo desde a sua origem tem imitado a prática do descanso sabático dos judeus mas passando-o para o Domingo: o primeiro dia da semana, o dia do Senhor, isto é, o dia da ressurreição de Jesus. Deste modo, os cristãos desejam diferenciar-se da sinagoga, seguindo a tal visão de Jesus acerca do Sábado, e assinalar o Domingo como dia santo e, de certa maneira, o seu dia de descanso.


Feliciano

In: SVD Ao Encontro, Ano XV, Nº 47 Abril-Maio-Junho 2007

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

nossa quanto esclarecimento para almas famintas. se todos soubessem...muito obrigada, me sinto agraciada por este sabado.

15/12/2007, 15:17:00

 
Anonymous Anónimo said...

curto bue a música!!! Parabéns pelo site

08/01/2009, 18:14:00

 
Anonymous CARLOS ALBERTO PEREIRA said...

O sábado nao é judaico. Sua existencia deu-se na criação conforme descrito em Genesis 2: 1 a 3. O primeiro hebreu foi Abraão e depois dele a sua descendencia através de Isaque. Portanto, nao ha como dizer-se ser o sábado invenção judaica. Parabens pelo site.

25/04/2009, 17:59:00

 
Anonymous ELIZABETH PESQUISADORA said...

Bonito site. Parabens pela coragem de explicar o sábado, hoje tao combatido. Poucos o reconhecem e muitos o desprezam. Mas continua valendo o que Deus disse: Lembra-te do Dia do Sábado para o santificar...(Exodo: 20: 8).

25/04/2009, 18:05:00

 
Anonymous BETO CRISTAO said...

Gostei da musica. Mas o conteudo sobre o sabado é muito bom. Não creio em sabado judaico. Foi instituido na semana da criação por Deus nao por judeus. Continue luta.

25/04/2009, 18:13:00

 
Anonymous Janela da Alma said...

Meus amigos, muito obrigado pela vossa apreciação que deixaram aqui. É certo que existem muitos pontos-de-vista acerca do Sábado. No entanto, temos que ter em conta a sua origem. E, quanto a nós, continuamos a celebrar o 'nosso' Domingo, dia do Senhor e do nosso descanso. Que Deus nos abençõe...

25/04/2009, 21:41:00

 
Anonymous Anne Lise said...

O Sábado nas escrituras é sagrado. Determina o descanso semanal. E tem por objetivo levar o homem a cultuar o verdadeiro criador. Obedecer a Deus é o seu inegável sentido. Faz parte dos Dez Mandamentos. Felicito a tua iniciatva.

25/04/2009, 21:47:00

 
Anonymous NOEMI said...

Considero a tua iniciativa muito corajosa. Hoje em dia defender o sábado é contrariar a maioria. Porem, tenho para mim que o dia do Senhor é o sétimo (7) dia, ou seja o sábado. Tem a haver com a criação e o seu Criador. Isto esta bem claro na Biblia, que é a Palavra de Deus. Felicito teu trabalho. Muito bom.

25/04/2009, 21:54:00

 
Blogger Rogelia Mattos said...

EMBORA NÃO SEJA JUDIA,SOU GUARDADORA DO SÁBADO.SOU CRISTÃ E ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA,CREIO NO SÁBADO COMO UM SELO ENTRE DEUS E SEU POVO.PARABÉNS PELA SUA INICIATIVA.COMO VC MESMO DISSE O SÁBADO FOI CRIADO POR DEUS PARA OS HOMENS E NÃO SÓ PARA OS JUDEUS.A HISTÓRIA NOS MOSTRA QUE A IGREJA CATÓLICA PARA AGRADAR AO IMPERADOR CONSTANTINO,RECÉM-CONVERTIDO,MODIFICOU O DIA DE GUARDA,JÁ QUE ESTE GUARDAVA O DOMINGO(DIA DO DEUS SOL).ENTÃO PASSARAMA GUARDAR O DOMINGO SE VALENDO DA DESCULPA DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO.SÓ QUE MESMO APÓS A RESSURREIÇÃO OS DISCÍPULOS DE JESUS CONTINUARAM GUARDANDO O SÁBADO(COMO PODEMOS VER NAS EPISTOLAS E NO LIVRO DE ATOS)COMO O SÁBADO FOI DADO POR DEUS,CREIO QUE NENHUM HOMEM TEM O DIREITO DE MUDA-LO.AFINAL,SÓ DEUS TEM AUTORIDADE PARA MUDAR AQUILO QUE ELE MESMO CRIOU.PARABÉNS PELO BLOG E UM FELIZ SÁBADO A TODOS.QUE O SENHOR OS ABENÇOE E OS GUARDE HOJE E SEMPRE.

08/05/2009, 22:11:00

 
Anonymous MANOEL MELO CURSINO said...

o sábado é uma realidade até hoje para os judeus, os judeus estão sujeitos à guarda do sábado. Os judeus messiânicos estão divididos, os ortodoxos guardam o sábado com seriedade e compungidos pelos atos grandiosos feitos por JEOVá.

QUANTO AOS CRISTÃOS ELES NÃO ESTÃO SUJEITOS AOS RIGORES DA LEI JUDAICA, POIS PAULO FOI INCISIVO QUANTO AOS CRISTÃOS QUE ELES NÃO SE DEIXASSEM DOMINAR PELOS JUDAIZANTES DAQUELA ÉPOCA. E, EM TODO O NOVO TESTAMENTO NÃO ENCONTRAMOS NENHUM MANDAMENTO ACERCA DA GUARDA DO SÁBADO.

SE ALGUM GENTIO QUISER GUARDAR O SÁBADO, ISSO É PROBLEMA PESSOAL QUE COMO GENTIO SALVO A OBRIGAÇÃO DO SÁBADO NÃO EXISTE.

QUER ALGUÉM GUARDAR O SÁBADO, CIRCUNCISE-SE TAMBÉM. PORQUE FICAR SÓ COM A MULETA E NÃO AS PERNAS FIRMES???????????
QUER GUARDAR O SÁBADO, GUARDE, MAS SAIBA, QUE A SALVAÇÃO NÃO É POR OBRAS, MAS POR FÉ.

25/08/2009, 02:46:00

 

Enviar um comentário

<< Home