"A Palavra é do Tempo, o Silêncio da Eternidade"

31 de março de 2016

Adoração da Cruz

@P. Abreu

O P. Manuel Abreu, missionário do Verbo Divino em Almodôvar, no Alentejo, partilhou esta sua experiência:

"Posso ver o Santinho?
Posso dar-lhe um beijinho?
Muito obrigado.
Sou muito católico"

Na Sexta-Feira Santa aconteceu-me um episódio que me deixou contente e, mais uma vez, vi como o Alentejo onde moro, tem raízes bem cristãs: antes de ir para Aldeia dos Fernandes, peguei, na Igreja Matriz de Almodôvar, um Crucifixo que o P. Agostinho Saldanha benzeu para uma Senhora que agora tem uns 90 anos, e quis dar, nestes dias, o Crucifixo à Igreja... 

Na rua, um homem de uns 60 anos, viu-me a colocar o crucifixo no carro, e veio perguntar-me: -"Posso ver o Santinho?" -"Sim", respondi, e tirei do carro para ele ver melhor. -"Posso dar um beijinho nele?" -"Claro", respondi. Beijou-o e disse-me: "Muito obrigado, eu sou muito católico."

Para mim, essa foi uma adoração da cruz original. Em Aldeia dos Fernandes não estava nenhum homem na Igreja, mas esse que beijou e agradeceu por ter beijado, me deixou contente e a pensar que os homens alentejanos não estão longe do Senhor...