"A Palavra é do Tempo, o Silêncio da Eternidade"

30 de março de 2009

Os Passos


Procissão dos Passos, Tortosendo (Feliciano)





"O amor apaixonado de Deus pelo seu povo -pelo homem- é ao mesmo tempo um amor que perdoa.
E é tão grande, que chega virar Deus contra Si próprio, o seu amor contra s sua justiça.
Nisto, o cristão vê já esboçar-se veladamente o mistério da cruz: Deus ama tant o homem que, tendo-Se feito Ele próprio homem, segue-o até à morte e, deste modo, reconcilia justiça e amor".
In Creio em um só Deus, Comentado pelo Papa Bento XVI, Lisboa, Bertrand, 2007)


29 de março de 2009

Kata-Kata Bijak 8

Oecussi (Feliciano)



. Berdamailah dengan diri sendiri sebelum Anda berdamai dengan orang lain.
. Perdamaian ibarat lautan lepas: aman buat pelayaran saat teduh dan bergejolak saat ombak memecah kesunyian.
. Apabila Anda mengimpikan kemajuan usahakanlah perdamaian.
. Perdamaian mengandaikan penghormatan atas perbedaan.
. Belajarlah untuk hidup dalam damai sebab dalam kedamaian ada kasih.
. Jangan pernah bermimpi untuk meraih kesuksesan sebelum Anda berdamai dengan kekurangan dan keterbatasanmu.
. Dalam kasih ada damai, dalam damai ada harapan.


27 de março de 2009

Kata-Kata Bijak 7



Kita tidak bisa menjadi bijaksana dengan kebijaksanaan orang lain tetapi kita bisa berpengetahuan dengan pengetahuan orang lain.

Hidup ini menjadi sulit karena orang berpikir bahwa hidup itu mestinya mudah.

Sahabat adalah kebutuhan jiwa. Dialah ladang hati yang hanya dapat ditaburi dengan kasih dan akan dipungut buahnya dengan cinta.

25 de março de 2009

Kidung Buat Sahabat


Sobat,

Ketika kemarin kita bersua, rinduku selalu pada tegur sapamu, namun kudapati kamu membisu. Saat senja menepi, kutitip pesan rinduku buatmu. Lewat sepoi angin senja kusapa kau, sobatku. Ingin kuraih catatan kemarin buat sapaan yang menyejukkan. Aku selalu berharap kau kembali tersenyum bersama fajar yang pagi ini memergokiku sedang mengagumi mekarnya flamboyan.

Sobat,

Bila kau masih ingat, ternyata kita saling berharap. Hamparan padang menghijau mengajakku berlari-lari kecil dengan harapan yang selalu tak sirna: mendapati kau sedang tersenyum dalam belaian hamparan hijau.

Saat ini, ketika mentari telah meninggi, rinduku masih utuh menatap pandang matamu. Ingin kubaca sekali lagi harapan yang perlahan pupus diterbangkan gelombang-gelombang nakal angin timur yang dasyat.

Sobat,

Akhirnya aku harus puas sendirian berlari dalam kegelapan. Kurasakan inilah kegelapan yang paling gelap: menangkap asa yang tak kunjung mendekat.

Ledalero, 25.06.00


24 de março de 2009

Kata-Kata Bijak 6



Hidup hari ini dan menikmati hidup ini secara penuh akan menjadikan kita penuh bahagia dan merasakan kepuasan yang mendalam. Pandanglah masa lampau tanpa terpaku padanya dan lihatlah masa depan tanpa hidup dalam khayalan. Berikanlah segala-galanya kepada masa kini tanpa menyembunyikan sesuatu. Inilah hidup riil yang sesungguhnya. (NN)

Percaya diri dan percaya kepada diri sendiri adalah langkah awal menuju kepercayaan kepada orang lain.

23 de março de 2009

DEUS, A SEU TEMPO, FAZ APROPRIADAS TODAS AS COISAS

Sou Feliciano Sila, SVD, natural de Timor Ocidental, Indonésia. Cheguei a Portugal, pela primeira vez, no dia 5 de Fevereiro de 2002. Cheguei cá sem o mínimo conhecimento da língua de Camões, pois, nunca tinha qualquer contacto com esta língua. Comecei, então, a apreender a língua portuguesa, uma das línguas mais difíceis. Fiz o curso oficial de língua na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa durante quatro meses. O resto foi de fruto de auto-aprendizagem.

No mês de Setembro do mesmo ano, comecei o curso de Teologia na UCP de Lisboa. Os primeiros tempos foram de grande sacrifício em termos de adaptação a quase todos os níveis: a língua, o clima, a comida, a cultura e até as coisas mais simples. Era como nascer de novo, ser uma criança. O desafio foi ainda maior, a nível de estudo, porque, nos primeiros dois anos de curso, ainda tivemos que apreender outras línguas: latim, grego e hebraico. Estes momentos, em vez de serem motivos de desânimo, foram desafios a ultrapassar. E, graças a Deus, com força de vontade e a ajuda de pessoas amigas e com o passar do tempo, tudo evolui. E, finalmente, terminei o curso de Teologia com a defesa da minha tese de dissertação, no dia 29 de Fevereiro de 2008, sobre o tema: “Diálogo inter-religioso e a missão da Igreja. Uma interpelação à vida da Igreja na Indonésia”.

Depois das várias etapas da minha caminhada vocacional dentro da Congregação dos Missionários do Verbo Divino, decidi, então, responder definitivamente ao chamamento de Deus e dizer “sim” para sempre, através da profissão dos votos perpétuos feita a 7 de Julho de 2007 na paróquia do Prior Velho em Lisboa. Na sequência da profissão perpétua, fui ordenado diácono, juntamente com outros colegas, no Mosteiro dos Jerónimos, no dia 2 de Dezembro de 2007, pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo.

No início do mês de Março de 2008, voltei ao meu país para realizar pastoral diaconal e preparar-me para a ordenação sacerdotal. A Província SVD de Indonésia-Timor, donde sou originário, destinou-me para a paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Oesilo/Passabe, no distrito de Oecussi em Timor Leste. Estive seis meses nesta paróquia. A minha experiência ali foi muito marcante a nível pastoral e, sobretudo, de convivência fraternal e familiar com o povo. A simples presença de alguém que possa e saiba escutar e dar atenção à experiência de vida marcadamente dolorosa de um povo conta mais do que mil palavras. No entanto, as celebrações religiosas, as visitas pastorais às comunidades de base, às capelas e às estações missionárias em que fizemos encontros de formação, catequese e preparação para recepção dos sacramentos, foram motivo e momentos de grande alegria. As eucaristias e as celebrações dos diversos sacramentos são muito vivas e intensamente vividas.


No dia da ordenação

Depois desta experiência diaconal, voltei para a minha terra em Timor Ocidental, não muito longe da fronteira com a paróquia onde estive, para a preparação mais próxima da ordenação. No dia 29 de Setembro de 2008, fui ordenado sacerdote juntamente com dois colegas verbitas e outros dois diocesanos. Já é uma tradição da diocese realizar-se a ordenação conjunta de candidatos ao sacerdócio diocesanos e de congregações religiosas nos diferentes centros e regiões da diocese. No nosso caso, foi em Nenuk, Atambua, onde se situam a casa-mãe da SVD de Timor, o provincialato e o noviciado.

O bispo da Diocese de Atambua, D. Dominikus Saku Pr, a que eu pertenço, foi quem nos ordenou, acompanhado pelo bispo emérito D. Antonius Pain Ratu, SVD. A casa central da SVD transformou-se num altar onde se congregaram inúmeros fiéis e familiares dos ordenados. Estiveram presentes nas celebrações quase todos os membros do clero, religiosos e religiosas das dioceses de Atambua, Kupang e Díli e também as autoridades locais. Foi um dia de graça marcante e emocionante. Fiquei contente por me ter ordenado na minha terra onde os meus familiares, colegas, amigos e conhecidos puderem assistir mais de perto. Os amigos de Oesilo e de Oecussi, apesar de alguma dificuldade em obter licença para atravessar a fronteira, lá conseguiram participar no dia da ordenação como também na Missa Nova realizada na minha paróquia. A presença destas e de tantas outras pessoas foi, para mim, um grande apoio e sinal de que não estou sozinho nesta caminhada e, ao mesmo tempo, constituiu um grande desafio a ser fiel a este chamamento. A eucaristia solene foi animada pelo coro de centenas de pessoas constituído por noviços verbitas, seminaristas diocesanos, jovens e amigos das paróquias mais próximas do lugar da celebração. A eucaristia demorou mais de três horas, coisa normal para as celebrações desta natureza.

As experiências de vida e de caminhada vocacional levaram-me a escolher como lema para a minha ordenação sacerdotal: Deus, a seu tempo, faz apropriadas, boas todas as coisas (cf. Ecl 3, 11). Depois da ordenação seguiu-se a missa nova na minha paróquia e ainda várias celebrações de acção de graças com os familiares e na paróquia de Oesilo.
Nos primeiros tempos depois da ordenação, enquanto esperava pelo visto, ajudava na minha paróquia e também na casa central da Província SVD de Timor. Ainda voltei a celebrar o Natal em Oesilo. Foi, para mim, uma maneira de partilhar o dom divino e agradecer o carinho, apoio e orações daquelas pessoas amigas.


Missa nova


Regressei a Portugal no dia 27 de Fevereiro de 2009. Entretanto, a Província Portuguesa SVD destinou-me para a comunidade de Tortosendo. O meu trabalho missionário vai ser sobretudo a pastoral vocacional sem me desligar das actividades pastorais e paroquiais das comunidades que estão confiadas a esta comunidade. Espero poder colaborar da melhor maneira possível com os confrades que aqui estão. Neste momento encontro-me já nesta comunidade a que cheguei no dia 4 de Março de 2009. Vou entrando aos poucos com a participação nas eucaristias para me apresentar às comunidades. Também já começámos a visitar escolas à nossa volta. Agradeço a abertura e a disponibilidade de todos os confrades daqui na introdução à nova comunidade, dentro e fora de casa. Por exemplo, isto nota-se desde a atenção às minhas necessidades básicas até ao tratamento dos documentos necessários.

Deus continua a fazer maravilhas!
Foi publicado no Contacto SVD, Março-Abril 2009 (http://www.verbodivino.pt/pdf/contacto.pdf)

Memória

Começa uma nova vida
eternamente...

Kata-Kata Bijak 5



- Gagal dalam kemuliaan lebih baik daripada menang dalam kehinaan.

- Jangan menyusun khayalan tentang bintang-bintang di langit tetapi kenallah dahulu dirimu agar khayalanmu dipercayai.

- Mengenal diri sendiri adalah seni di atas segala seni.

- Bukalah mata ketika berjalan karena di tengah jalan Anda pasti akan bertemu dengan kesempatan. Adapun kesempatan itu sendiri buta. Peganglah dia kuat-kuat. Karena datangnya tidak memberi tahu perginya pun tidak.

21 de março de 2009

Kata-Kata Bijak 4

Foto: Haemnanu (Feliciano)


Bila dalam segala hal aku ingin bebas
Aku sudah mengikat diri
Bila aku mengejar keinginan sendiri
Aku sudah membelenggu diri
Aku lakukan yang tidak ingin kulakukan
Aku gantung diriku pada belaskasihan sendiri
Dan bila akhirnya kuanggap diri telah bebas
Kebebasanpun menjadi beban
Karena harus kuambil keputusan
Yang mungkin tak mampu kulakukan
Kebebasan menjadi penjara
Aku hanya dapatkan kebebasan
Dalam belenggu yang mengikatku kepadamu
(Ulrich Schaffer)
Cacat di wajah menolak mata yang hendak memandang
Cacat di nama menolak hati yang hendak mendekat
(Dari berbagai sumber)



20 de março de 2009

Kata-Kata Bijak 3

Novisiat SVD Nenuk (Feliciano)


Hidup ini ibarat pidato, bukan penting panjangnya tetapi lebih penting isinya; bukan penting kalimatnya yang muluk-muluk serta rapi tersusun tetapi maknanya.

Tidak mengapa beda pendapat asal tercapai kata sepakat. Meski baik kata sepakat, lebih baik niat dan tekad. Memang baik niat dan tekad, tetapi paling baik kalau berbuat. Agar kita mampu berbuat mohon selalu rahmat dan berkat. Dengan rahmat dan berkat akan selamat umat dan rakyat. Bila selamat umat dan rakyat semua orang jadi kerabat.

Betapa indahnya dunia ketika kita saling mencintai. Yang lesu disegarkan, yang lapar dikenyangkan, yang lelah dikuatkan, yang sedih dihibur, yang bimbang diteguhkan. Akan tetapi bukankah karena cinta pula kita gelisah, takut, cemburu, nekad, kecewa, patah hati, berduka dan saling membunuh? Manakah cinta yang sejati? Bagaimana kita mencintai dan dicintai? Inilah yang mengajak kita menelusuri lorong-lorong menuju cinta. Jalannya mungkin sempit, berbatu-batu, melelahkan dan menyakitkan. Namun di sanalah gaung panggilan cinta menjadi kentara dan bening.

(Dari berbagai sumber)

Quaresma 2009

Prepara os Domingos da Quaresma e da Páscoa com a Leitura orante da Bíblia, através do livrinho preparado pelos Missionários do Verbo Divino (SVD), da província portuguesa, que se encontra aqui.




19 de março de 2009

Kata-Kata Bijak 2





Di mana orang menyangkal dirinya dan dipanggil kepada kehidupan serta berjuang untuk kehidupan dan kebaikan sesamanya di sana ada Allah (Fr. Nial D'Brien)

Kesadaran bahwa kita semua adalah sesama manusia membuat yang kaya rindu berbagi dengan mereka yang miskin dan yang tak punya

Sesuatu yang baru akan lahir di tengah penderitaan dan di antara orang yang miskin di mana saja dan itulah hidup baru yang diberikan kepada kita untuk pertobatan dan perubahan hidup kita ke arah Kristus (Henry Newman)

Bila kamu tidak melayani mereka yang kecil kamu tidak melihat Allah (Mgr. Gabriel Manek, SVD)

Apabila kita mengakui bahwa Yesus Kristus sedang mati di antara kita pada salibNya di benua-benua maka kita telah melihat paling sedikit suatu sinar kehidupan baru berkat kematianNya yang memancar di antara kita

Optimismeku bermuara pada keyakinanku akan kemungkinan-kemungkinan yang tak terbatas pada setiap manusia untuk mengembangkan hidup yang damai tanpa kekerasan serta solider dengan sesama yang miskin dan menderita (Mahatma Gandhi)

Saya tidak takut pada hari esok karena saya telah melihat hari kemarin dan saya mencintai hari ini (William White)

Biarlah hatimu gusar, biarlah dadamu sesak asal jangan membaka amarahmu dan menodai mulutmu

(Dari berbagai sumber)



18 de março de 2009

UNITED



"A União Faz a Força"
"Bersatu Kita Teguh Bercerai Kita Runtuh"

www.youthforhumanrights.org

17 de março de 2009

JANGAN KATAKAN
Feliciano, Dili
Jangan katakan Cinta
Di bibir malam
Karena Cinta adalah kesejatian hari
Pada musim tak bernama.

oesilo, 05.08.08


13 de março de 2009

Pássaros Feridos


Novisiat SVD Nenuk, Atambua (Feliciano)



Panis angelicus,
Fit panis hominum,
Dat panis coelicus
Figuris terminum.
O res mirabilis,
manducai Dominus,
Pauper, pauper,
Servus et humilis...

Pão de anjo, pão celestial, ó coisa maravilhosa. Das profundesas do abismo gritei para Ti, Senhor; Senhor, ouve a minha voz! Que os Teus ouvidos se afinem pelos sons da minha súplica. Não afastes de mim o Teu olhar, Senhor, não afastes de mim o Teu olhar, pois Tu és meu soberano, meu mestre, meu Deus, e eu sou Teu humilde servo. A teus olhos só uma coisa interessa, a bondade. Não Te importa que os Teus servos sejam bonitos ou feios, só Te importa o coração; em Ti tudo se cura, em Ti conheço a paz.
Senhor, isto é solitário. Rogo-Te que se acabe logo a dor da vida. Eles não compreendem que eu, tão bem dotado, encontre tanta dor no viver, mas Tu compreendes, e o Teu conforto é tudo o que me sustenta. Não importo o que exiges de mim, Senhor, isso será dado, pois eu amo-Te. E se posso tomar a liberdade de pedir-Te alguma coisa, é que em Ti tudo o mais se esqueça para sempre...
(Collen McCullough, Pássaros Feridos, idea y creación editorial, s.l., 2008, 347)



12 de março de 2009

BULAN MERAH
Kisah pisah di batas Kota
Satu senja di suatu Tempat

foto: Me. Ermin

Berkaca pada bulan merah
Meneropong wajahmu
Tersenyum dalam diam
Berkaca pada jerih
Lelah bulan merah.

Kudapati kau bermandikan cahaya
Rembulan merah
Pada malam nan hangat
Meski lelah jelas tampak pada wajahmu.

Cahaya bulan merah
Telah membuat kamu tersenyum
Mendapatkan kembali asa yang hilang.
Di pagi yang cerah
Ada kata terucap
Ada aksi tergores
Pada lembar-lembar kehidupan
Tersenyum bersama mentari.
Dan di senja itu
Kita mesti beranjak
Pisah di batas itu
Di suatu senja di batas kota.



foto: Me. Yudit

Jangan kau lupakan
Kamipun berjanji tak kan melupakan
Hari-hari kita kemarin
Saat bersama kita ada
Sebab kita telah satu
menapaki lorong-lorong kehidupan.
Tapi kau mesti melangkah
Kami pun mesti bergegas
Sama kita berkarya
Di manapun adanya kita.

Di jalan ini
Ada yang masih tersisa
Dari catatan kita kemarin
Ketika jalan masih kita tapaki bersama.

Kuberkaca pada jejak ini
Sambil menatap hari
Membaca tulisan kemarin
Mengenang kisah kita sempurna.
Di sini dan di sana
Di batas kota itu
Suatu ketika di suatu tempat
Kita pernah ada bersama.

10 de março de 2009

Cristo Rei Dili

Foto: Hans L.


Foto: Hans L.


Foto: Feliciano



Foto: Feliciano


Abraça-me com o Teu amor divino
nos caminhos, por vezes, turtuosos
Leva-me ao Teu encontro
nos diversos cantos da vida








9 de março de 2009

VISITAS PASTORAIS
KUNJUNGAN PASTORAL

Foram as visitas pastorais que realizámos na paróquia de Oesilo, distrito de Oecussi, Timor Leste, onde estive como diácono. A paróquia engloba dois sub-distritos, Oesilo e Passabe. Por isso tem um vasto teritório com várias capelas e estações missionárias. Esta paróquia só tem um pároco (verbita) ajudado por um sm seminarista que está a fazer o seu estágio pastoral. Assim, a eucaristia dominical é celebrada só na Igreja matriz. As tantas outras capelas que ficam longe só tiverem eucaristia quando há estas visitas. E aos domingos faz-se a celebração da Palavra pelos catequistas. A visita pastoral faz-se, normalmente, às capelas mais distantes da paróquia central em colaboraçao com as irmãs de S. Francisco de Assis (DSFA) que têm a sua comunidade nesta paróquia. Nestas visitas fazem-se catequeses e cursos de preparação para o baptismo, a primeira comunhão e o casamento e realizam-se outros sacramentos e actos religiosos como, por exemplo, as confissões, visita aos doentes, encontro com jovens e adultos, etc.

Normalmente junta-se o povo de três ou quatro capelas durante uma semana para estes cursos e catequeses e, no fim, faz-se as respectivas celebrações nas próprias capelas. Então, normalmente saimos da paróquia para as capelas, para uma semana, e depois muda-se para outras capelas segundo o plano já estabelecido.

Poto


Haemnanu

Fronteira de Passabe


Com os jovens acólitos da estação missionária de Passabe e os guardas da fronteira. Fomos dar uma volta até ao posto da fronteira de Haumeniana, a fronteira de Passabe com Timor Ocidental, parte da Indonésia, na tarde de Natal de 2008









VISITAS PASTORAIS
KUNJUNGAN PASTORAL



Hauana, Oesilo


Passabe

Passabe


Tono










7 de março de 2009

Foto: Feliciano, Oecusse, TiLoS


LULUH


Dedaunan
Jatuh bergulai
Diterbangkan angin musim
Bersama jiwa yang gundah.

Hati luluh
Terkapar diam
Dalam malam tak berbintang
Kala kau tak lagi di sini.

Ada harapan masih tersimpan
Pada daun-daun jiwa
Yang akan mekar
Besok.


Oesilo, 7.6.08

6 de março de 2009

Kata-Kata Bijak 1

Foto: Feliciano, Pótó-Oesilo


Tuhan saja memberi kepercayaan kepada manusia, mengapa kita tidak? (Pepatah Sunda)

Kebaikan yang tidak dikelola akan dihancurkan oleh keburukan yang terkelola (P. Arab)

Budi orang tua hanya dapat dibalas dengan kebanggaan mereka pada keberhasilan kita


Tidak ada kebanggaan kecuali saat memecahkan persoalan

Mengapa Anda tidak bisa memaafkan kesalahan Anda, padahal Anda bisa memaafkan orang lain?
Cinta bemakna manakala tidak selalu memperhitungkan harta

Orang bijak meletakkan mulut di pikirannya, orang bodoh meletakkan pikiran di mulutnya

Setiap saat Tuhan melakukan kreativitas, tugas manusialah untuk mengembangkannya

Kesabaran bukanlah menerima apa adanya tetapi kesadaran akan adanya pross (Rendra)

Kehalusan budi dapat meluluhkan kesombongan dan kekerasan hati (P. Bugis)

Menatap Dalam Diam

Foto: Feliciano, pôr do sol em Oesilo


Hatiku bergetar saat kusebut nama-Mu
Di pintu Bait-Mu Kudus
Kuberdiri menatap diam
Adakah Kau di sana
Melihatku dalam diam?

Jalan ini masih terus yang sama
Bait-Mu masih seperti yang dulu
Namun aku tak lagi terpaku
menatap-Mu dalam diam.

Kini aku di sini
Di dalam Bait-Mu Kudus
Berkata dalam hati
Kau dan aku di sini
Satu.


Oesilo, Timor Leste 06.08.08


5 de março de 2009


A MINHA NOVA COMUNIDADE


Fotos: Feliciano, Seminário Tortosendo

Cheguei ontem, à hora do almoço, com o Pe. Sebastian, para a minha nova comunidade de Tortosendo. A viagem de Lisboa foi sem grandes dificuldades. Ainda apanhámos um vento forte a meio do caminho que se prolongou à noite dentro. Até partiram algumas árvores e cairam uns telhados do Seminário. No entanto, todos nós aqui estamos são e salvos, graças a Deus.



O frio aqui é mais sentido do que em Lisboa pois está situado uns quilómetros da Serra de Estrela. Por isso ainda vou me adaptando com a nova casa e também com o clima.




Vou fazer parte nesta comunidade como um novo missionário. Vou colaborar, como foi me indicado, com o Sebastian na pastoral vocacional sem se esquecer as actividades comunitárias e paroquiais confiadas a esta comunidade.


Agredeço desde já a grande abertura, amabilidade, fraternidade e disponibilidade por parte de todos os confrades e funcionários(as) desta comunidade que me receberam com alegria. Já desde início mostraram a sua atenção para comigo com as indicações necessárias. Espero poder colaborar de melhor maneira a fim de levar para frente a nossa missão.








Encontro dos Sub-10

Fotos: Feliciano, Praia Grande

Nos dias 2 e 3 de Março teve lugar na casa de retiros dos Jesuítas em Rodízio-Sintra, um encontro dos confrades SVD com menos de dez anos de votos perpétuos. Estiveram presentes os padres Devendra, Sebastian, Carlos M., Jovito, Floriano e Feliciano. O Paulo J. não esteve presente. O primeiro dia esteve ao cargo do Pe. Luís Miguel Ferreira, jesuíta. Da parte da manhã até ao almoço falou-nos sobre a revisão de vida inaciana. Depois do almoço fomos dar uma voltaaté à praia. Depois encontrámo-nos de novo para mais um encontro. Desta vez centrou-se mais na partilha de experiências de vida e de trabalho missionário com as suas dificuldades e esperanças. Ao fim da tarde tivemos a eucaristia e antes do jantar ainda tivemos tempo para dar uma volta até ao lugar onde "a terra se acaba e o mar começa...": Cabo da Roca.


O segundo dia ficou por conta do provincial, Pe. José Antunes. Apresentou-nos um texto, ainda em construção, de programa de formação para os sub-10. Em seguido, formámos dois grupos a reflectir e discutir o texto que constou de textos dos documentas da Congregação e da Igreja sobre a formação permanente. Falámos mais das sugestões para este programa e avaliámos também o nosso encontro. Depois de uma hora encontrámo-nos de novo para partilhar aquilo que falámos nos grupos. No fim deste ainda ficámos para escolher o nosso responsável. O Pe. Jovito saiu vencedor! Terminámos o nosso encontro com a eucaristia ao meio dia e depois do almoço voltámos para casa.

















Casa de retiros, Rodízio: vista para o mar

O nosso encontro foi bonito e positivo. A casa proporcionou uma boa estadia, o local é bonito, calmo com uma vista ao Oceano Atlántico. Outra experiência interessante é que estranhámos a cama porque não tinha lençois. Depois de alguma procura e perguntas chegámos a saber que os lençois eram descartáveis. Foram deixados em cima da cama pareciam uns guarda-napos, por isso ninguem dava conta deles que eram lençois.


Novas experiências, novos descobrimentos, novas tecnologias...


Cabo da Roca

4 de março de 2009

Kembali ke Portugal

Setelah hampir setahun berada di tanah air akhirnya pada tanggal 26 Pebruari saya kembali terbang ke Portugal. Pengalaman setahun di kampung halaman dan juga di Oesilo, distrik Oecusse , Timor Leste sungguh mengesankan. Pertemuan dan perjumpaan dengan keluarga, teman-teman, sababat dan kenalan menjadi kenangan tersendiri yang akan terus dikenang. Pengalaman pastoral sebagai diakon dan juga peristiwa pentahbisan imam serta perayaan syukur keluarga sungguh sangat mengesankan.
Waktu berlalu. Hari berganti. Irama kehidupan terus memainkan peranannya di wajah bumi tempat kita berpijak. Ada saat dan waktu untuk segala sesuatu, seperti kata sang Pengkotbah. Kenangan terus tertoreh. Sejarah terus tercatat. Lembar-lembar kehidupan terus terisi setiap saat. Di sana kita menemukan makna terdalam dan sejatinya kehidupan.
Kini kukembali berada di negeri seberang tempat menyelesaikan studi. Saat ini untuk bermisi di tengah umat. Doa dan dukungan saudara-saudari semua adalah kekuatanku. Satu dalam harapan, satu dalam cita.
Aku pergi
Aku kembali
Aku ada
Aku hadir
Inilah aku
Utuslah aku


Estou de Volta

Estou de volta! É verdade... Depois de quase um ano da minha estadia na Indonésia e em Timor Leste, encontro-me agora de novo em Portugal. Fiz uma viagem bastante longa mas sem problemas. O itinerário foi: Kupang-Surabaya-Jacarta (24/02); Jacarta-Kuala Lumpur-Amesterdão-Lisboa (26-27/02).



Fotos: Feliciano, Aeroporto Schiphol, Amesterdão


Agora espero poder actualizar este blogue que deixei há tempos...